O materialismo de Marx e Engels é baseado no rompimento de tradições idealistas, para que se compreenda o mundo que vivemos, é afirmado que é necessário a análise concreta e com muito afinco das transformações históricas na sociedade, ademais, essa análise deve ser feita a partir da realidade verdadeira, e não por idealizações e utopias. Vale ressaltar também que a crítica as teorias de Hegel eram constantes, uma vez que a prática revolucionária e as lutas comunistas estavam em ascensão, e suas ideias de sociedade civil eram distintas.
Assim, Marx e Engels criaram a teoria que reconhecia a realidade burguesa e tentava a partir dela gerar uma solução, visto que a comunidade era representada pelo burguesia, onde os interesses individuais eram colocados a frente, excluindo o interesse coletivo. Esse contexto pode ser facilmente ser relacionado à sociedade contemporânea, dado que as críticas marxistas oferecem a ideia de que não existe uma "sociedade perfeita", e isso se comprova quando as leis não são de fato efetivas, quando não promovem a igualdade entre classes.
Dessa forma, entende-se que quando se rompe com as teorias idealistas, a partir da visão de Marx e Engels, se tem uma visão muito mais concreta e válida, pois a sociedade esta diretamente ligada com a desigualdade social, e é preciso encarar esse problema com uma visão realista, para que assim haja uma mudança social que de fato seja válida, como é pregado por Marx quando se trata do materialismo histórico dialético.
Isis Lara Bento Schiavom - 1º ano, Direito Noturno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário