Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 21 de agosto de 2011

É no seio das sociedade simples ou primitivas que surge a solidariedade social, que para Durkheim seria um grande impulso para o desenvolvimento social devido a sua força unir os homens. Nestas sociedades primitivas, a solidariedade é, costumeiramente, chamada de mecânica e os indivíduos que a compõem não se diferenciam de maneira abrupta, possuem os mesmo valores sociais, partilham da mesma conduta, tem os mesmos interesses materiais, e essa exígua diferença deve-se a uma forte imposição moral existente nessas sociedades, sendo isto que assegura a coesão social.
A partir da consciência coletiva criou-se uma série de ordenamentos jurídicos visando uma forma mais eficaz de garantir e defender os interesses comuns. Porém o descumprimento de uma norma, que não deixa de ser um desrespeito a consciência coletiva, caracteriza o crime. Logo, o crime fere a solidariedade social. E ao entendimento de Durkheim, todo ato é criminoso quando fere a consciência comum .
Desde muito, a propriedade privada é algo que desperta a ira de quem o perde. É um exemplo claro, de paixão privada. O indivíduo, quando presencia um assalto ou quando fica sabendo de algum grande delito não preocupa-se com o outro, não tem a intenção de restituir-lê o bem perdido. A sua grande preocupação é com a segurança de seu bem, seja este de valor emocional ou de valor econômico e fará o que for para que este bem não seja usurpado e caso seja, buscará uma represália aquele que lhe furtou.
As paixões públicas, tal como a paixão por um clube de futebol, de fato, podem causar grandes brigas entre os integrantes das torcidas, estas são motivadas quando os torcedores sentem que seus times foram prejudicados ou quando ocorre insultos entre os torcedores. Porém estes conflitos são pontuais, e muito passageiros, ocorrem eventualmente apenas em determinas ocasiões.
Percebe-se que nas sociedades contemporâneas, ocorreu uma inversão, em relação as sociedades primitivas, da solidariedade. Atualmente, os homens não possuem mais as mesmas crenças, valores, moral, os interesses individuais são bastante distintos além de que a consciência de cada indivíduo é muito mais acentuada. Portanto percebe-se uma inversão de valores, os interesses individuais passaram a acentuar-se cada vez mais em detrimento dos interesses coletivos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário