Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Sistemas interligados

O filme "Ponto de Mutação", do diretor Bernt Capra e baseado no livro homônimo de Fritjof Capra, mostra uma discussão entre três pessoas que leva à reflexão de diversos assuntos como política, o método cartesiano e física. O filme se passa na França, em um de seus mais famosos pontos turísticos: o Mont Saint Michel, uma ilha medieval cercada pelo mar e pela influência de suas altas marés. Levado pelo amigo poeta Thomas, o político bem sucedido Jack começa uma discussão sobre o mecanicismo do método cartesiano de se dividir os problemas para assim se analisar. Nesse momento entra a cientista Sonia, interpretada pela atriz Liv Ullmann, que critica esse modo de pensar dos políticos por não relacionarem os problemas atuais do mundo entre si.

O filme continua em uma discussão entre esses três personagens, mostrando a visão cética e prática do político, a descrença do poeta na sua própria vida e a tentativa de mostrar a visão sobre a ciência atual que a cientista prega. Entre citações de poetas, escritores, cientistas e físicos, a discussão entra nos problemas que o mundo sofre atualmente, como o desmatamento desenfreado na Amazônia ou a fome que certas regiões do mundo enfrentam para que seus governantes paguem a divida externa. Sonia relata que após ter problemas em relação às suas descobertas físicas e as finalidades que seriam usados, perdeu a crença no sistema.

Segundo a cientista, o mundo não pode ser visto de forma separada, tudo está interligado em um sistema que rege bom funcionamento de tudo. Ela cita o exemplo de uma árvore, que está interligada à uma cadeia que garante a sobrevivência dela e de muitos outros seres vivos. Existe uma interdependência no planeta, que garante a essência de todas a coisas vivas. É o que ela acredita ser a teia da vida. Em metáforas, como a explicação de como a luz chega a nós, ou sobre a renovação que ocorre dia-a-dia em nossas células, pode-se explicar a formação e renovação da vida na Terra.

Dessa forma, o filme aborda como deve ser encarado o funcionamento do sistema que rege o planeta, para que assim se entenda melhor as conexões existentes entre todos os seres vivos e associar com um uso sustentável dos recursos oferecidos. Cheio de conteúdo científico, filosófico e religioso, esse filme nos faz enxergar como os métodos apresentados e aceitos por nós há muito tempo devem ser substituidos pela chamada Teoria dos Sistemas, na qual há uma interconexão com a vida e as matérias, interligando assim os sistemas sociais e os ecossistemas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário