Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Descartes rumo ao passado

O filme “Ponto de Mutação” é um debate entre três personagens, o poeta, o político e a cientista. Ambientado em Mont Saint-Michel, França, o cenário os serve de exemplos para ilustrar suas ideias, sendo também um lugar agradável, no qual os personagens se encontram pra relaxar e escapar um pouco dos seus problemas, mas não conseguem evitar o debate.

Inicialmente o político tenta sustentar sua visão de mundo, baseada em Bacon e Descartes, frente as ideias da cientista, que prega uma reciclagem na atual forma de pensar. A cientista diz que não é necessariamente contra Bacon e Descartes, mas que as ideias deles já serviram por séculos e não se adequam mais ao paradigma contemporâneo. A fragmentação de um problema para resolve-lo parte a parte desconsidera que esses partes podem estar ligadas. O argumento da cientista baseia-se em experiências de Física Moderna, em experimentos que provam parte de seu discurso e também na constatação da incapacidade do método atual em resolver os problemas do mundo. Segundo ela, estamos querendo melhorar a saúde criando remédios cada vez mais caros, ao invés de simplesmente alimentarmo-nos melhor, por exemplo Algumas vezes nós temos que olhar além do fragmento, pois o problema pode necessitar de uma solução que o veja como um todo, considerando todas as interconexões envolvidas.
Outro ponto da cientista é a vontade de sistematizar tudo, que algumas coisas não podem ser precisas, sistematizadas e normatizadas, como o elétron de um átomo. Após o político começar a entender a proposta da cientista, a discussão muda um pouco seu foco à tentativa do político adaptar estas novas ideias à prática, política. Interessante notar que a cientista usa muita de sua didática, a fim de explicar os conceitos de forma bem simples e resumida aos interlocutores e aos espectadores também.
O filme consegue introduzir alguns novos conceitos, ainda sim valorizando os avanços introduzidos por Bacon e Descartes. Acho muito válida a posição da cientista, mesmo apresentada de forma resumida. Fiquei na curiosidade de ver o final do filme e o final da aula da cientista, pois a partir de certo ponto no filme ela se transforma em professora e os outros dois em alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário