Heranças do Positivismo
O Positivismo é uma corrente filosófica elaborada no início do século XIX por August Comte. É considerada a primeira forma de estudo da sociedade e à essa atribui 3 estágios gerais: O teológico, o metafísico e o positivo, sendo esse ultimo sinônimo de sucesso e elaborado aos moldes europeus. Dessa forma, os estágios anteriores são atribuídos a diferentes sociedades pelo mundo consideradas por Comte "mais atrasadas". Essa teoria, em conjunto com o Darwinismo Social, Fardo do Homem Branco e a Teoria do Destino Manifesto, colabora para a expansão imperialista das grandes potencias do século XX, para a associação das Teorias Raciais, para a dominação branca sobre as colônias e a segregação e discriminação racial em diversos países pelo mundo.
A corrente positivista tem por preceito "amor por princípio, ordem por base e progresso por fim", esse que certamente, no final do século XIX, exerce grande influencia na formação da República Federativa do Brasil, estampando a bandeira de uma nação recém liberta da monarquia que será regida por militares, portando o ideal de que a ordem levará ao progresso é bastante conveniente. Assim, a bagagem que completa a Teoria Positivista é também assimilada no território, concretizando assim, conscientemente ou não, uma nova sociedade brasileira mas que ainda condiz com o molde colonizador-escravocrata e que vale-se do recurso militar em tempos de crise. O melhor exemplo desse vício é a instalação da ditadura militar no país em 1964 que, ainda que alcançada por meio de um golpe, tem sim respaldo popular para tal.
Trazendo essa ideia para a contemporaneidade, temos vivo no imaginário do brasileiro alguns postulados de viés positivistas como " o negro é inferior", "só a polícia militar pra organizar esse país" e "o Brasil precisa evoluir como a Europa fez". Ainda, temos a ascensão da extrema direita no Brasil e no mundo que constantemente exige "ordem" por meio do endurecimento das leis e punições e de intervenção militar:
"Milhares de bolsonaristas se reuniram, nesta quarta-feira 2, em frente a quartéis para pedir uma intervenção militar após a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva nas urnas" (AFP, Milhares de bolsonaristas pedem intervenção militar após vitória de Lula. Carta Capital. SP. 02.11.2022. Disponível em: https://www.cartacapital.com.br/politica/milhares-de-bolsonaristas-pedem-intervencao-militar-apos-vitoria-de-lula/)
Desse modo, pode-se considerar que o Brasil estampa, pratica e respira o os aspectos mais sórdidos do positivismo e suas problemáticas consequências para a sociedade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário