Total de visualizações de página (desde out/2009)

terça-feira, 19 de março de 2024

 

Augusto Comte foi um filósofo francês, que viveu no séc XIX, sendo considerado o pai da sociologia. O pensador foi o precursor da corrente positivista, que consiste na aceitação de teorias apenas com comprovação científica, com a razão sendo predominante. A partir do positivismo, Comte propõe um lema: “O Amor por princípio e a Ordem por base; o Progresso por fim". Assim, o amor deve ser o princípio de todas as ações, com a manutenção dos elementos bons chega-se na ordem, que é necessária para atingir o desenvolvimento. Parece familiar, não? Pois bem, este lema está presente, de maneira reformulada, na bandeira brasileira (“Ordem e progresso”), instaurada após a proclamação da república, representando uma nova ordem, pós monarquia, com a instauração de um elemento essencial: a democracia. Assim, fica evidente a forte influência positivista no início do período republicano brasileiro. Entretanto, que ordem seria essa ao analisar os acontecimentos ao longo desse período? 

Primeiramente, que ordem é essa, visto a predominância do voto de cabresto nos primeiros anos da república? Com uma falsa democracia, já que com o voto aberto o povo não escolhia o seu representante propriamente, devido à forte influência de poderes regionais, que determinavam o detentor do poder de acordo com os interesses da elite, com o sistema de participação política do povo negligenciado. Além disso, que ordem é essa, visto aos processos ditatoriais vividos no Brasil no século passado? Primeiro, com Getúlio Vargas, com a instauração do Estado Novo, após o Plano Cohen, que alegava uma ameaça comunista. Depois, a instauração da ditadura militar, devido a motivos semelhantes. Portanto, a ameaça a ordem seria realmente a consolidação comunista, um cenário utópico, ou a destruição do sistema democrático? 

Por fim, que ordem é essa visto ao atentado ao patrimônio brasileiro ocorrido no ano passado? No dia 8 de janeiro de 2023, vândalos bolsonaristas atentaram contra o patrimônio brasileiro em Brasília, ressaltando a potencial fragilidade do sistema democratico brasileiro, com uma tentativa evidente de provocar a ascensão de um possível golpe de Estado, após uma eleição frustrada.

Portanto, evidencia-se o fracasso da corrente positivista no Brasil, mas principalmente do lema estabelecido na bandeira do país, já que a ordem foi violada em diversas oportunidades e consequentemente o desenvolvimento não foi atingido, sendo desvirtuado e voltado para a destruição da própria ordem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário