Total de visualizações de página (desde out/2009)

sexta-feira, 4 de setembro de 2020

O perigo da dominação carismática

 

   O livro “Como as democracias morrem”, escritos pelos cientistas políticos, estadunidenses, professores da universidade de Harvard, Steven Levitsky e Daniel Ziblatt, traça uma análise sobre como regimes democráticos acabam, ainda que nestes os governantes responsáveis pelo fim da democracia tenham sido eleitos para seus cargos seguindo as regras do jogo democrático. E tenta compreender as fases pela qual tais regimes passaram e dessa forma, ensinar a população para evitar que isso se repita.

   No decorrer do livro, inúmeros países e regimes são analisados, como a Alemanha, no período entre guerras. Tal período, mesmo sendo marcado por avanços na área jurídica como a inovadora constituição da República de Weimar, a qual estabeleceu direitos sociais e fez a transição de um regime Monárquico para um republicano, sendo usada como modelo para outras constituições, inclusive a constituição brasileira de 1934. Porém, todo esse avanço na direção democrática não foi capaz de impedir que um ex-soldado com ideias totalmente contrárias ao regime democrático, se utilizasse desse sistema para ascender ao poder e dessa forma estabelecer uma das ditaduras mais terríveis de toda a história da humanidade.

   O fenômeno da ascensão do regime nazista em uma sólida democracia europeia relaciona-se a um dos conceitos de dominação estabelecidos pelo sociólogo, também alemão Max Weber. Em seus estudos relacionados a sociologia e política, Weber, descreve o conceito da dominação carismática, na qual um líder se utiliza do seu carisma para se estabelecer no poder e assim, conseguir realizar todas as suas vontades.

   Portanto, a teoria de Weber, sobre a dominação, realizada antes da ascensão nazista na Alemanha é um dos fatores utilizados pelos cientistas políticos de Harvard, quase um século depois para descrever governos autoritários, configurando as ideias como atuais. Além disso, com surgimento de novos governos de extrema direita, com líderes carismáticos e com tendências autoritárias ao redor do planeta as ideias de Weber necessitam da revisitação, para que não governos ditatoriais comandados por esse tipo líder sejam apenas assuntos dos livros de história.

 

Lucas Passos Duran Netto   1ºano   direito matutino

Nenhum comentário:

Postar um comentário