Total de visualizações de página (desde out/2009)

sábado, 18 de abril de 2015

A infraestrutura do conhecimento

                Em sua obra Discurso do método, René Descartes afirma que a construção do conhecimento deve ser feito através da razão, que é capaz de entender, transformar e dominar as forças da natureza em favor do homem. Apenas a contemplação e o bom senso não satisfaziam mais as necessidades do homem moderno. Mas quem poderia ter dado o dom da razão para os seres humanos?
            Segundo o filósofo, apenas um ser superior e perfeito seria apto de criar e colocar no homem a capacidade do conhecimento. E por acreditar que conhecimento é acumulativo, ou seja, uma ideia é capaz de servir de base para outras posteriores, a existência de Deus formaria alicerces muito mais fortes, que suportariam o peso de novos conhecimentos.
            Além disso, sendo a razão uma maneira de explicar o mundo, e o mundo tendo sido criado por Deus, o seu método tem como fim último aproximar-se cada vez mais Dele.

            E, por mais que atualmente a existência de Deus seja muitas vezes contestada, é preciso compreender que havia a necessidade de Descartes escorar-se em uma verdade considerada verdadeira e absoluta, para a partir desse principio único, conseguir desenvolver seu método científico. 

Luiza Macedo Pedroso
1º ano de Direito diurno
Introdução à sociologia, aula 2

Nenhum comentário:

Postar um comentário