Positivismo na educação
Augusto
Comte foi um filósofo francês considerado pioneiro no estabelecimento do
Positivismo, corrente de pensamento a qual é considerada como o amadurecimento
máximo do espírito humano. Esta perspectiva de evolução está relacionada,
segundo o estudioso, às etapas pelas quais a humanidade passou durante sua
história. Tais etapas são divididas em três, originado as fases: Teológica,
Metafísica e Positiva.
Em
determinada passagem de sua obra, Auguste Comte ressalta como um dos pontos
para se atingir o Estado Positivo a necessidade de se implementar uma reforma
na educação, com o intuito de romper com o isolamento das ciências. Apesar de
breve, tal observação serve com substrato para algumas avaliações acerca do
arranjo educacional brasileiro atual.
Atualmente,
podemos notar uma clara presença do pensamento positiva no sistema de ensino
brasileiro. A organização das carteiras em fileiras, a valorização da área de
exatas, o desprezo pelas artes cênicas e música etc. são indícios de um método
pautado no desenvolvimento industrial. Porém, esse conhecimento
mecanicista pautado na ordem e progresso não desperta um pensamento crítico e
racional. A filosofia, que Comte criticou em sua obra, possui uma importância
muito grande para o desenvolvimento do pensamento racional que, de alguma
forma, contribui também para o desenvolvimento da sociedade.
Victor
Sawada 1º Ano Direito Noturno
Nenhum comentário:
Postar um comentário