Total de visualizações de página (desde out/2009)

quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Educar para permanecer

A educação, em tese, seria o ato de aperfeiçoar o intelecto do indivíduo, capacitar, emancipar. Vemos cotidianamente campanhas dizendo como a educação é transformadora e, de fato, é. Porém, até a melhor escola do país ensina algo que Émile Durkheim discorre na sua obra acerca de fatos sociais: mudar o ser social, impondo regras que, aos poucos, são interiorizadas e dotadas como normais.
Uniformes, disposição das carteiras, sinal para a alimentação e sinais entre as aulas são apenas exemplos de uma ideia de ordem que é embutida no interior da criança. Além disso, a forma como os professores ensinam, a forma como o ensino é programado num todo faz com que haja a imposição de visões e crescemos tendo comportamentos aos quais não chegaríamos espontaneamente.
Querer ter boas notas, entrar numa faculdade, escolher o que fazer pelo resto da vida, isso tudo foi natural para você? Alguns acham que sim, outros entendem que foram arrastados pela sociedade, pela família, pelo medo do desemprego. Crescemos e reproduzimos. Reproduzimos um modelo coletivo, criado pelo fluxo e a acomodação às regras que nos fazem crer que alguns sentimentos são frutos da nossa própria elaboração. Os condicionamentos que nos foram dados de haver tempo para tudo: estudar, casar, ter filhos é fruto de uma internalização de uma concepção não natural de certo e errado.
Durkheim acredita que a sociedade se organiza para ela mesma, o equilíbrio para evitar a anomia, a ruptura da ordem e a fratura das normas, é a maior preocupação que o direito tem. Portanto, padronizar o comportamento é o que a sociedade faz para si em que a origem coletiva, vida comum, determina a “sincronia” das ações. A educação é necessária, enfim, para que a ordem social permaneça, a ideia de educar para transformar é contraditória, segundo Durkheim. 

Rayra Faria, 1º ano Direito

Nenhum comentário:

Postar um comentário