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quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Émile Durkheim e o homeschooling

A educação doméstica ou homeschooling, criticada por diversos pedagogos e por agentes do Estado, é um tema pouco discutido no Brasil e que merece mais destaque diante de um modelo de ensino falido na rede particular e, principalmente, na pública. Disse Durkheim: “O indivíduo só poderá agir na medida em que aprender a conhecer o contexto em que está inserido, a saber quais são suas origens e as condições de que depende. E não poderá sabê-lo sem ir à escola, tal frase é inconsistente diante dos bons resultados apresentados por filhos que são educados em casa, o que é visto, por exemplo, nos Estados Unidos e na Inglaterra onde a prática é regulamentada.


Seguindo a ideia de Durkheim a respeito dos fatos sociais, esses são comuns a todos os indivíduos de determinada sociedade e exercem coerção sobre essa, pois se trata de uma regra geral. Dessa maneira, é possível a todos os indivíduos assimilarem os fatos sociais, sendo instruídos em casa ou não. No mesmo sentido, diz o sociólogo: "Esses tipos de conduta ou de pensamento não apenas são exteriores ao indivíduo, como também são dotados de uma força imperativa e coercitiva em virtude da qual e impõem a ele, quer ele queira, quer não".


O filme “Capitão Fantástico” é um exemplo da situação, nesse há o personagem Ben, pai que decide fornecer outro tipo de educação aos seus filhos, mas que rapidamente é repreendido por familiares que não acreditavam nesse modelo de educação e também pelo Estado. Observa-se no Brasil que mesmo com a obrigatoriedade de matricular os filhos na rede regular de ensino presente no artigo 55 do Estatuto da Criança e do Adolescente, o número de famílias que adotam a educação doméstica vem crescendo, como demonstra o infográfico a seguir:



*Até 2 de março. **Rio Grande do Sul: dado indisponível.
Fonte: Associação Nacional de Educação Domiciliar (Aned). Infografia: Gazeta do Povo.
(Infográfico retirado de: http://www.gazetadopovo.com.br/educacao/educacao-domiciliar-ganha-forca-no-brasil-e-busca-legalizacao-7wvulatmkslazdhwncstr7tco)


Os críticos dizem que tal modelo dificulta o desenvolvimento de habilidades pessoais das crianças, porém o que se observa é o contrário, as que receberam educação domiciliar se desenvolvem igual ou até melhor. Assim, fica demonstrada a assimilação dos fatos sociais pelas crianças, que podem ter uma absorção melhor desses por terem mais contato com adultos em uma educação diferenciada.


Marco Antonio Cid Monteiro da Silva – 1º ANO – DIREITO - NOTURNO


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