Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 17 de maio de 2015

Positivismo: Uma visão determinista que assola o mundo pós moderno



 O positivismo se iniciou com Augusto Comte inspirado pelas filosofias cartesianas e baconianas e tem como principal objetivo entender aquelas regras invariáveis que regem a vida social.
      Percebe-se desde já que essa corrente pioneira no campo da Sociologia trabalha com uma visão quase matemática da sociedade. Os positivistas voltam seu olhar para aquilo real,concreto,para as coisas como realmente são e não como deveriam ou poderiam ser. Seu princípio se baseia naquilo que é regular,ou seja,lugar comum em todas as sociedades e a partir daí tenta traçar uma lei imutável para as questões sociais.
       Por ser pautado nessa visão reta,invariável das coisas é que pode-se afirmar que tal corrente é de certa forma determinista. Isso é comprovado ao observarmos que para os positivista a o meio social é composto por uma rede de papeis e lugares sociais e que há sempre indivíduos destinados a cumprir tais papeis. Sob essa visão a sociedade estaria sempre em equilibrio,uma vez que sempre haveria aquele individuo determinado pelas circunstancias da vida em sociedade a cumprir seu papel neste meio.
      Sendo assim entende-se que a corrente de pensamento iniciada por Augusto Comte visa a ordem e o progresso acima de todas as coisas,deixando de lado a possibilidade de um desvio de rota neste percurso retilíneo que se pressupõe para os acontecimentos sociais. Para os positivistas deve-se seguir as leis que mantém a ordem a fim de que se garanta o desenvolvimento das ciências bem como das relações humanas.
      Por fim deve-se destacar que tal visão positivista de fundo determinista apesar de parecer em contraste com o mundo pós moderno vigora ainda na contemporaneidade,atingindo grande parte dos indivíduos e  por vezes impedindo alguns avanços expressivos no que se diz respeito à compreensão do convívio social.
                                                  Bruna Krieck Farche,1ºano,Direito,Diurno;

Nenhum comentário:

Postar um comentário