Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 17 de maio de 2015

Direitesquerda

Quando, há mais de dois séculos, houve o consenso de que jacobinos e girondinos se sentariam separados, criou-se um dos rótulos mais estigmatizados e duradouros da Idade Contemporânea. Divide-se hoje a política em Direita e Esquerda como na França do século XVIII. Seria, todavia, a política atual igual àquela?
São exemplos da extrema-direita os regimes nazi-fascistas do século XX, como os de Hitler, Mussolini e Franco. Os regimes nazi-fascistas têm em suas bases o pensamento positivista, criado por Augusto Comte, que prega um utilitarismo exacerbado, palavras autoritárias e de cunho fortemente ideológico — como “Ordem” e “Progresso” — e o coletivismo. Getúlio Vargas tinha nos regimes nazi-fascistas europeus sua mais clara referência na construção do Estado Novo. Coloca-o mais à direita também o fato de ter perseguido e torturado comunistas, anarquistas e socialistas.
Meu questionamento é: Sendo Vargas um sinônimo da direita radical, por que foi classificado João Goulart, seu discípulo, como “comunista”?  João Goulart foi peça essencial do plano positivo-desenvolvimentista de governo de Vargas, tendo, inclusive, tentado dar continuidade a ele durante seu governo. Foi então classificado como de esquerda simplesmente por defender as reformas de base? Seria então também Mussolini um expoente da Esquerda, por ter proposto a reforma agrária?
A única resposta coerente é a de que não se pode, atualmente, classificar a política como a classificavamos dois séculos atrás. A classificação “Direita-Esquerda” perdeu sua função prática e tomou um viés puramente ideológico e alienante. É curioso pensar que deveriamos ser simultaneamente mais de direita — ao defender a troca dessa classificação por outra mais prática, como proporia Comte — e mais de esquerda — ao expor que tal classificação apenas reforça esteriótipos e impede a assimilação do melhor de cada polo para a superação do atual Estado de Desigualdade. É, o mundo mudou.

Paulo Saia Cereda
1º ano de Direito (Diurno)
Introdução à Sociologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário