Auguste
Comte afirmava que o homem passa por amadurecimento no processo de entender e
explicar o mundo. Iniciando no estágio teológico, passando pelo metafísico e
chegando finalmente ao positivo com uma sociedade científica e industrial representada como ela de fato é, e não de
forma especulativa.
Ao
fazer uma analogia com Newton e as ciências empíricas, o filósofo francês
estabelece que, assim como a física, a sociedade possui leis invariáveis que a
regem. A forma para buscar as leis efetivas, abrindo mão de buscar as causas
das coisas visto que não há noções absolutas, seria através do raciocínio e da
observação.
A
ordem, importante aspecto na filosofia de Comte, é a condição para o progresso.
A ideologia positivista foi muito absorvida, estando presente na bandeira
nacional a ordem (Estática) e o progresso (Dinâmica). Toda sociedade possui uma
moral. A família, célula mater da sociedade, além de passar a cultura e os
valores, sendo elemento do processo civilizatório, é responsável por incutir a
moral e contribuir para a harmonia da sociedade.
O
trabalho é exaltado como fonte de reconhecimento e inclusão social, de honra e
dignidade, reforçando os lugares sociais. O positivismo é muito utilizado para a
manutenção da estrutura coletiva, visto que, nessa visão, para que haja
progresso é necessária a manutenção da sociedade como ela está, com sua
hierarquia e ordem e a vigilância da moral.
A
sociedade é vista como um corpo social, em que cada parte deve cumprir sua
função para que não haja nenhuma patologia, entendida como uma subversão da
ordem. O trabalho seria uma forma de remédio. Uma questão importantíssima para
Comte é a coesão da sociedade e a visão de conjunto desta, sendo a moral,
social e humana, incompatível com a moral religiosa que tem característica
individual.
Exemplos
de influencia positivista na sociedade são as estruturas de diferenciação por
papel social, como as entradas diferenciadas em prédios (de serviço e social),
assim como o próprio tablado que eleva o professor em relação aos alunos, sendo
a educação forte transmissora de valores de hierarquia, e ordem na forma de
disciplina.
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