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sábado, 16 de abril de 2016

Educação, família e ordem na manutenção social




Auguste Comte afirmava que o homem passa por amadurecimento no processo de entender e explicar o mundo. Iniciando no estágio teológico, passando pelo metafísico e chegando finalmente ao positivo com uma sociedade científica e industrial  representada como ela de fato é, e não de forma especulativa.
Ao fazer uma analogia com Newton e as ciências empíricas, o filósofo francês estabelece que, assim como a física, a sociedade possui leis invariáveis que a regem. A forma para buscar as leis efetivas, abrindo mão de buscar as causas das coisas visto que não há noções absolutas, seria através do raciocínio e da observação.
A ordem, importante aspecto na filosofia de Comte, é a condição para o progresso. A ideologia positivista foi muito absorvida, estando presente na bandeira nacional a ordem (Estática) e o progresso (Dinâmica). Toda sociedade possui uma moral. A família, célula mater da sociedade, além de passar a cultura e os valores, sendo elemento do processo civilizatório, é responsável por incutir a moral e contribuir para a harmonia da sociedade.
O trabalho é exaltado como fonte de reconhecimento e inclusão social, de honra e dignidade, reforçando os lugares sociais. O positivismo é muito utilizado para a manutenção da estrutura coletiva, visto que, nessa visão, para que haja progresso é necessária a manutenção da sociedade como ela está, com sua hierarquia e ordem e a vigilância da moral.
A sociedade é vista como um corpo social, em que cada parte deve cumprir sua função para que não haja nenhuma patologia, entendida como uma subversão da ordem. O trabalho seria uma forma de remédio. Uma questão importantíssima para Comte é a coesão da sociedade e a visão de conjunto desta, sendo a moral, social e humana, incompatível com a moral religiosa que tem característica individual.
Exemplos de influencia positivista na sociedade são as estruturas de diferenciação por papel social, como as entradas diferenciadas em prédios (de serviço e social), assim como o próprio tablado que eleva o professor em relação aos alunos, sendo a educação forte transmissora de valores de hierarquia, e ordem na forma de disciplina.
Vívian Gutierrez Tamaki - 1ºano Direito- Diurno

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