Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 17 de março de 2014

O poder que emana do povo

A partir do vídeo “O Direito achado na rua“ podemos compreender a existência de vários tipos de direitos. Temos o direito positivo, referente ao Estado e há também os direitos alcançados pela população a partir da insatisfação e do não cumprimento dos seus direitos.

De acordo com John Locke todos nós cidadãos possuímos direitos que o Estado deve ser capaz de manter, são eles os direitos inalienáveis (direito à vida, à liberdade e à propriedade privada). No entanto a população espera uma vida digna e um espaço decente para viver, mas observamos que nem sempre esses requisitos são garantidos a todos, levando uma parcela da população a reivindicar melhor qualidade de vida.

Novos direitos nascem da vontade da sociedade e são conquistados através da união das pessoas, quer seja por meio de manifestações nas ruas ou associações  de classes e sindicatos. Direitos como o voto feminino, o voto direto conquistado a partir do movimento “Diretas já” e as melhorias na constituição trabalhistas são exemplos de reivindicações conquistadas através de lutas sociais.

Observando os resultados, concluímos que o direito da rua é fundamental para a melhora e para o bom funcionamento do país. Sem as reivindicações e lutas sociais não ocorreria avanços e continuaríamos alienados, presos a inércia social.



Bruna Ianela Corrêa - Direito Noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário