Total de visualizações de página (desde out/2009)

sexta-feira, 23 de março de 2012

Dom Quixote de Manhattan

Projeto Manhattan. Uma das maiores pesquisas enviesadas já realizada, o projeto Manhattan tinha o objetivo de produzir a “bomba atômica”,uma arma tão poderosa que seria capaz de mudar os rumos da 2ª Guerra Mundial. A esse viés Francis Bacon daria o nome de “ídolo”, nesse caso, ídolo da caverna, devido à interferência da sociedade contemporânea a eles, que corresponde à sociedade da 2º Grande Guerra.
Como é conhecido por todos, a pesquisa foi um sucesso. No entanto, seu uso não seria necessário, pois a guerra contra a Alemanha nazista já havia acabado e teve a União Soviética como grande vitoriosa. Insatisfeitos, os E.U.A. lançaram as bombas em Hiroshima e Nagasaki para mostrar seu poder a Stálin.
Essa ação demonstra apenas o quanto os ídolos podem interferir, ainda que indiretamente, como foi o caso. Ainda que seja impossível uma pesquisa neutra, devemos buscar a posição que menos prejudica a sociedade.
Os estadunidenses, em sua loucura para combater nazistas e mostrar sua força aos soviéticos, criaram a maior arma de destruição em massa até então fabricada. Assim como Dom Quixote, que em sua loucura pensava que moinhos eram dragões, os E.U.A., ou Dom Quixote de Manhattan, propuseram a produção de tal arma para vencer a guerra. Guerra essa que já estava vencida e, ainda sim, foi a justificativa para o ataque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário