Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 12 de junho de 2022

A sociedade atual e as relações de Produção

   Pode-se afirmar que a sociedade atual é reflexo do que começou a ser desenvolvido no período pós revolução industrial, ou seja, as relações sociais construídas foram e são pautadas em cima de uma concepção de dominação por parte da classe burguesa.

 O Filósofo Hegel defendia que as alterações sociais são determinadas a partir de movimentos intelectuais dos períodos em que se insere. Todavia, a partir da análise do século XXI, percebe-se que a teoria melhor formulada a respeito da sociedade seria a desenvolvida pelos Filósofos Marx e Engels, em que as transformações da sociedade são em decorrência das relações sociais de produção e os movimentos de classes. 

Como relações de produção, em síntese, entende-se a forma de como é gerado o lucro e de que forma ele é aproveitado. Sendo assim, em vista do que é evidente da sociedade e o que foi observado por Engels e Marx, quem desfruta dos lucros vindos dos meios de produção é a classe burguesa, sendo esta quem detém o poder de organização social partindo disto, enquanto a classe dominada segue produzindo e sendo explorada como mão de obra, não contendo participação nos frutos deste trabalho. Frutos estes como, por exemplo, o sistema educativo e de saúde, oferecidos de forma discrepante para estas classes. 

O que se difere atualmente da sociedade que Marx e Engels estudavam seria a fase de capitalismo, atualmente o Financeiro, mas ainda centralizado na ótica de classe dominante e classe dominada, a os mais pobres seguem sendo explorados e marginalizados pela burguesia. 

     Marx, diferente de Hegel, defende a possibilidade da mobilidade social através da revolução. Contudo, como seria possível chegar a uma revolução dentro de uma sociedade totalmente estruturada em cima de uma relação de dominação?. Sendo assim, ainda que haja esta possibilidade de mobilidade social esta estaria cada vez mais distante.


Isabella Carvalho Silva.

1ºano Direito - Matutino 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário