Muito além de um mero interesse.
A sociologia acadêmica sempre analisou os movimentos
sociais e todas as outras formas de protesto, pura e simplesmente, a partir da
perspectiva do interesse material que os motivava, como dito por Honneth “Os
motivos para rebelião, o protesto e a resistência foram transformados categorialmente
em ‘interesses’, que devem resultar da distribuição desigual objetiva de
oportunidades materiais de vida, sem estar ligados, de alguma maneira, à rede
cotidiana das atitudes morais emotivas” A partir disso, temos que os estudos
dos movimentos sociais sempre foram cerceados pelos fins econômicos de tais
lutas, portanto, as questões morais, que ultrapassavam tais interesses, eram
totalmente desconsideradas nestes estudos, o que acabava por categorizar os
movimentos sociais em uma mera exteriorização
de situações de miséria material e de privação econômica.
Honneth vai examinar os movimentos sociais para além
da simples questão do interesse, que costumava ser visto como o único âmago
motivador dos mesmos. Vai abordar que as lutas sociais podem ser, e muitas
vezes são, uma luta por reconhecimento, isto é, tem em seu ponto de partida
sentimentos morais de injustiça e desrespeito, sendo assim não buscam unicamente
algum interesse material, mas sim, condições de integridade pessoal e
reconhecimento social.
A luta dos homossexuais no Brasil possui dupla
motivação, isto é, engendra tanto a busca por interesses, quanto a busca por
reconhecimento social. Essa dupla motivação decorre do fato de que tal
movimento derivou de sentimentos coletivos de injustiça, seja essa social ou
jurídica, e são esses sentimentos de desrespeito que guiam o curso das lutas
sociais, ora, em busca de algum interesse, podendo esse ser algum direito, como
a união homoafetiva, e ora lutando contra o desrespeito, esse, por sua vez,
pode ser exemplificado por manifestações combatendo o alto índice de violência
contra homossexuais no Brasil, sendo essa decorrente do grande preconceito
existente no país.
Dessa forma, tem-se que, para analisar a profundidade
de um movimento social, como o dos homossexuais, é imprescindível verificar seu
processo de formação, pois a sua origem sempre está atrelada às suas
expectativas morais. A decisão a favor da união homoafetiva pelo SFT, foi um
grande avanço de direitos e garantias para um casal homossexual, contudo, a
luta social dos homossexuais não se limita a esse interesse conquistado, emergiu
do desrespeito, configurando-se como uma reação moral, e por conseguinte, não
se extinguirá com meras conquistas de interesses materiais, mas somente quando alcançar
seu reconhecimento social e jurídico, ou seja, sua plena auto realização dentro
da sociedade.
Catherine Recacho Loricchio. 1° Ano, Diurno.
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