Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 14 de março de 2016

Pai do racionalismo

O "Pai do racionalismo",  Descartes, filósofo e matemático francês, construiu uma divisória na periodização da filosofia; mesmo vivendo na Idade Moderna, sua sociedade sofria forte influência e controle  clerical.
O Discurso sobre o Método trata da busca da verdade pela razão, pela desconstrução dos preconceitos (ainda muito fortes em seu tempo), pelo abandono de tudo o que se aproxima do irracional (como a religião) e pelo conhecimento de outras culturas (através de viagens e leituras) . A dúvida tem importante papel no caminho, é através dela que se obtém maior conhecimento, esta deve ser dividida e trabalhada gradativamente, para se alcançar os pontos mais complexos. Descartes critica a qualquer ciência sem um fim útil, inclusive a filosofia.

Foi com o método cartesiano que se combateu o olhar superficial sobre as situações estudadas, empregamos até hoje em assuntos variados, não apenas dentro das ciências humanas (ou o próprio direito), mas também dentro das ciências biológicas e exatas.

Ana Carolina Gracio de Oliveira - Direito diurno (1 º ano) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário