Total de visualizações de página (desde out/2009)

sábado, 19 de abril de 2014

  Auguste Comte construiu seu pensamento muito influenciado por seu contexto histórico, a Revolução Industrial. Em meio às reivindicações trabalhistas e transformação da classe proletária, ou seja, certa desordem social, Comte escreveu acerca da ordem e do progresso, que hoje ilustra a bandeira nacional brasileira. A “física social”, que defende a sociologia como uma ciência qualquer, explica que a ordem na sociedade seria o cumprimento individual de suas devidas funções, para possibilitar o progresso deste meio.
 
  Para Comte, assim como qualquer ciência, a sociologia deveria procurar padrões para desenvolver “regras” para a sociedade, e também um método científico. O pensamento passaria então por 3 estágios fundamentais, um inicial, outro transitório e por último o estágio no qual se encontra o verdadeiro conhecimento. São eles:  estado teológico, estado metafísico e estado positivo (neste se encontra a verdade absoluta, comprovada cientificamente).

  Seria a sociedade tão imutável quanto a natureza, para se criar leis invariáveis? As mudanças sociais alteram a aplicabilidade das leis pré-estabelecidas? A filosofia positivista pode ser aplicada à sociologia atualmente? Este modelo é passível de várias discussões, mas certamente um dos maiores avanços para a ciência, ao deixar de lado conhecimentos irracionais e clamar pela pesquisa científica de fato.  Enfim, a ordem na busca do conhecimento sociológico abriu portas para um grande progresso científico.

Bruno Henrique Marques – 1º ano Direito Noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário