Total de visualizações de página (desde out/2009)

sábado, 19 de abril de 2014

Augusto Comte – “ordem e progresso”

Augusto Comte desenvolveu a filosofia positivista que nega que a explicação dos fenômenos naturais e sociais provenha de um só princípio. A visão positivista abandona as “causas” dos fenômenos e busca o entendimento das “leis” que os regem a fim de conhecer a realidade, sendo caracterizado pela previsão científica.
Em seu “curso de filosofia positiva”, Comte afirma que a construção do conhecimento humano passa por três estados históricos: o teológico – em que o ser humano investiga o íntimo dos seres, as causas iniciais e finais até o total conhecimento através de “agentes sobrenaturais”; o metafísico – como transição entre a teologia e a positividade e caracterizado por “forças abstratas”; o positivo – preocupa-se em descobrir as “leis efetivas” utilizando o raciocínio junto da observação e banindo a metafísica e o sobrenatural.
Comte propôs o surgimento de uma “física social”, que estudaria e reestruturaria as estruturas sociais visando o desenvolvimento da humanidade, seria a última das ciências e resguardaria todo o conhecimento sem lugar para misticismos metafísicos e religiosos. Criou a sociologia com a finalidade de estudar cientificamente os problemas da sociedade e resolvê-los para garantir a ordem, pois, segundo ele, só a ordem garante o progresso.

Cínthia Baccarin - 1º ano de Direito - noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário