Total de visualizações de página (desde out/2009)

sábado, 19 de abril de 2014

A Solução Positiva

Augusto Comte, criador do Positivismo, viveu em um momento histórico conturbado devido à dupla revolução: A Revolução Francesa e a Industrial. Ambas foram essenciais para a consolidação do capitalismo e ascensão da burguesia a classe dominante. Nesse contexto social, era inquestionável a ocorrência do progresso nos campos das ciências e do capital. Entretanto, esse progresso, além de desigual, trazia consigo problemas e crises sócio- econômicas e revoltas populares ocasionadas pelo espírito feudal ainda presente nas sociedades europeias que passavam por essa onda de modernização.
O Positivismo veio como solução para a questão das desigualdades do progresso. Comte acreditava que tudo evoluía segundo a lei dos três estados: teológico, metafísico e físico ou positivo. Desse modo, portanto, era preciso que todas as sociedades se encontrassem no estado positivo para que progredissem em conjunto.  Para ele, o progresso viria apenas por meio da manutenção da ordem, em que cada indivíduo exerce sua função pensando no todo, o que ficou conhecido como o lema do Positivismo, “ordem e progresso”, e influenciou um de seus principais ramos, o Funcionalismo.
Como Método científico, o Positivismo tinha por objetivo entender seus objetos de estudo no aqui e agora, que funções desempenhavam, suas causas e consequências imediatas, para, desse modo, remediá-las. Porém, não visava compreender sua essência.
Comte fundou ainda a “Física social”, a qual deu origem à sociologia moderna, que era responsável por unir todas as ciências em torno da sociedade e estudá-la.


Nenhum comentário:

Postar um comentário