Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

             Weber e o rompimento da neutralidade


  Max Weber teve uma grande importância no entendimento metodológico das ciências humanas, principalmente para a sociologia. Ao contrário de Durkheim, o intelectual alemão partiu do pressuposto da impossibilidade do ser humano ser totalmente  neutro em relação a seu estudo e pesquisa. Tal impossibilidade para Weber é devido a grande gama cultural e sentimental do ser humano, sendo este permeado por sua cultura própria mesmo tentando distanciar- se totalmente dela.
  
  Portanto, a melhor maneira de se encaminhar uma pesquisa ou estudo, não seria buscando apenas a neutralidade absoluta, mas  sendo o estudioso conciente de sua cultura e história, ele deveria levar em conta esses aspectos próprios em seu estudo, tentando dessa maneira guiar um estudo qualitativo e direcionado.

  Outro aspecto importante do autor, é sua percepção da volatilidade das teorias sociais, sendo estas mutáveis e não absolutamente verdadeiras por toda eternidade. Esse pressuposto parte da grande mutação que sofre as sociedades constantemente e , por conseguinte, suas leis também devem mudar. Deste modo, o pensador alemão Max Weber foi de grande valia para as ciências humanas como um todo.



André César S. A. Costa
Direito Diurno

Nenhum comentário:

Postar um comentário