Total de visualizações de página (desde out/2009)

sábado, 30 de abril de 2011

O Real e o Ilusório; A Ordem e o Progresso

“O real frente ao quimérico, o útil frente ao inútil, o certo frente ao incerto.” A Filosofia Positivista busca a interpretação daquilo que é concreto. Diferentemente das antigas correntes filosóficas, cria suas leis embasadas na união de diferentes princípios. Por isso, Comte caracteriza o Positivismo como o “amadurecimento do espírito humano”. Carrega, juntamente com os próprios, fundamentos teológicos e metafísicos para um estágio de maior rigor, compondo um pensamento máximo e absoluto de explicação do mundo.

Somos metaforicamente transformados em “órgãos”, formando um só sistema sincrônico. Tal sincronia refere-se à harmonia com que a Sociedade é mantida por aqueles que a compõem. Cada qual é responsável por determinada tarefa, gerando, pois, a ordem da sociedade. Consumada a ordem, origina-se o progresso. Para Comte, o progresso da sociedade é a evolução desta. Diferentemente daquilo que vivemos hoje, esta mudança é gerada de maneira solidária, não representando a “superação” do indivíduo somente. O Positivismo é necessário para ajudar a manter a ordem do sistema, solucionar as patologias e, assim, gerar o bem estar do “corpo”.

Dessa forma, a corrente positivista apresenta quatro propriedades:
- Primeira, o apontamento das leis gerais da sociedade, fundamentado nas “leis lógicas” dos fenômenos (Estática: leis históricas e invariáveis – direitos, deveres, leis, normas – geram ordem; Dinâmica: capacidade de evolução da sociedade – gera o progresso.);
- Segunda, a reforma da educação, visando o encadeamento das diversas ciências (Nova Proposta);
- Terceira, o conhecimento uno, tendo o positivismo como a combinação das diversas ciências;
- Quarta e última, ser o Positivismo a base para o reorganizar social.

Além disso, Comte declara a importância da união da Ciência (ação) e da Técnica (aplicação) para o auxílio da superação da fragilidade fisiológica do homem. Tal fragilidade pode ser exemplificada com a Monarquia vivida no Brasil (1822 a 1889), finalizada com a Proclamação da República, esta, por sua vez, influenciada por ideias positivistas ligados ao lema “Ordem e Progresso”, que passou a ser ostentado na bandeira do país.

O Positivismo de Comte concentra-se “na vida real, ‘afastando-se’ das vãs ilusões”. Procurando o bem estar da sociedade como um todo, buscando as leis do universo para auxílio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário