Total de visualizações de página (desde out/2009)

quarta-feira, 29 de maio de 2024

A Deterioração Trabalhista no Contexto Capitalista Contemporâneo

       As relações de trabalho descritas no lançamento da obra "RE-TRABALHANDO AS CLASSES NO DIÁLOGO NORTE-SUL: TRABALHO E DESIGUALDADES NO CAPITALISMO PÓS-COVID" demonstraram de forma explícita como a nova forma de neoliberalismo impõe a opressão de todas as formas que consegue às classes proletárias.

     Dessa forma, analisa-se que tudo que envolve o meio trabalhista está sendo constantemente ameaçado e piorado com o passar dos anos, com mais fortes expressões da dominância de classe no contexto capitalista. Os índices e taxas de desemprego, além de pessoas inseridas no trabalho informal ao redor do mundo, trabalhando a diversidade de contextos, expressos na forma de Norte-Sul, são cada vez mais preocupantes e desiguais. Em um cenário pós-pandemia, a incoerência do capital se torna ainda mais presente em todos os âmbitos sociais, as minorias têm cada vez mais, menos acesso ao que a burguesia tem.

    Além disso, cita-se como o capitalismo, ao invés de implodir, como algumas correntes sociais pensam que aconteceria, só aumenta suas formas de dominação, e torna o ambiente de trabalho ainda mais exclusivo, desumano e desigual. Na duração do debate, citou-se o forte sentimento de angústia e aflição causados por tais questões, em um cenário de desânimo quanto à melhora. A obra traz à tona questões complicadíssimas, e estabelecendo suas principais críticas às problemáticas de forma clara.

    Portanto, ao trazer questões de pontos de vistas diferentes, ao redor do mundo, algo essencial à análise crítica, de autores realmente interessados nas questões, as contradições capitalistas tendem a trazer indignação e uma crescente exploratória nos mais diversos cenários globais.

    No contexto altamente tecnológico, há a precarização também do trabalho digital, gerando uma crise nos Direitos Trabalhistas, que necessitam de reforma, e melhora nas condições de todos os campos trabalhistas, os quais vêm sendo cada vez mais explorados pelo discurso neoliberal instaurado. 

     Desse modo, é de extrema importância a busca dos direitos como forma de freio à repressão burguesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário