Total de visualizações de página (desde out/2009)

sábado, 1 de abril de 2023

O Positivismo Contraditório     


O Positivismo é uma vertente filosófica que surgiu no século XIX, na França, e que possuía grande inspiração no Iluminismo, contendo em comum, a hipervalorização da racionalidade e do cientificismo. Augusto Comte, seu criador, buscou promover o desenvolvimento dessa teoria a partir da busca incessante do progresso da sociedade, sendo este sempre apoiado ao máximo pelo conhecimento científico puro, a fim de se chegar às leis universais da sociedade; Comte afirmava que a sociologia deveria funcionar como uma "física social", sendo prática, imparcial e concreta, assim como são as outras físicas que estudam eventos naturais baseados em afirmações absolutas.

A influência do Positivismo na história brasileira é nítida, visto que, é apresentado o lema positivista "Ordem e Progresso" na bandeira nacional, desde o período de formação e instauração da República no Brasil. Tal ideia desse viés ideológico ainda perdura na contemporaneidade baseado na afirmação e na crença popular que a "ordem" em uma certa sociedade (estática) acarretará na evolução e o "progresso" da mesma (dinâmica). Com isso, chega-se a conclusão que com a ausência de valores pertencentes a tal padrão de controle e organização, essa comunidade estará fadada ao fracasso e ao caos social.

Entretanto, nota-se que nos dias atuais o pensamento crítico baseado apenas no cientificismo entrou em decadência em diversas sociedades ao redor do mundo, em destaque, no Brasil. Ainda que a evolução tecnológico tenha favorecido a descoberta de conhecimento científico, é muito comum a existência de grupos populares que divulguem e possuam linhas de pensamento autoritárias e excludentes com as consideradas minorias sociais, baseados em preceitos puramente religiosos, culturais e de formação.

Dessa maneira, conclui-se que o Positivismo perdura até hoje através de alguns de seus ideais, embora de modo contraditório graças a determinadas atitudes daqueles que se consideram "positivistas" e asseguradores da "ordem".


Renato Mello de Paula (RA:231224842)

Direito Diurno 1º ano

Nenhum comentário:

Postar um comentário