Total de visualizações de página (desde out/2009)

sábado, 1 de abril de 2023

 

A Sociologia é uma ciência que busca compreender os fenômenos sociais e sua relação com a sociedade como um todo. O pensador Augusto Comte defendia que a Sociologia deveria ser entendida como uma "física social", ou seja, uma ciência que estudasse a sociedade de forma objetiva e científica, da mesma forma que a física estuda os fenômenos naturais dotados de leis naturais invariáveis.

Segundo Comte, a Sociologia deveria se basear em uma abordagem empírica e científica, tendo como máxima fundamental a ideia baconiana de que “somente são reais os conhecimentos que repousam sobre fatos observados”, e seu objetivo principal seria descobrir as leis gerais da sociedade.

A direita conservadora, por sua vez, muito longe de considerar quaisquer métodos científicos para basear seus fundamentos, estabelece-se sobre preceitos determinados, há sua época, por uma cultura patriarcal sob forte influência da religião, a qual possuía tanta relevância quanto o Estado, tomando tais preceitos como leis naturais invariáveis. Essa perspectiva muitas vezes se manifesta na atualidade por tentativas de políticas públicas ou movimentos que visam manter ou reforçar determinadas estruturas sociais, como a família tradicional, a propriedade privada e a hierarquia social.

De certa forma, para a direita conservadora, é necessário um esforço para manutenção do status quo, mantendo inalteradas as leis gerais que regem a sociedade, em vez de compreender e transformar as desigualdades sociais. Como exemplo, tem-se a resistência à adoção de cotas étnico-raciais e socioeconômicas para ingresso em universidades públicas, um mecanismo de mobilidade social amplamente contrário ao anseio reacionário de manutenção da hierarquia social.

Em suma, a ideia da Sociologia como "física social" foi importante para o desenvolvimento da Sociologia como ciência, mas sua utilização de maneira acrítica pode levar a interpretações conservadoras que não levam em conta a complexidade e a dinamicidade da sociedade.

Lucas Wellington dos Santos Lopes - Direito Diurno - RA: 181220598 

Nenhum comentário:

Postar um comentário