Total de visualizações de página (desde out/2009)

sábado, 25 de março de 2023

 

A Ciência do direito ao longo da história e sua importância na atualidade.

No mundo onde o conhecimento baseava-se em dogmas e pré-conceitos religiosos e filosóficos, a crescente onda do cientificismo, da valorização do homem e da razão, trouxe uma profunda mudança social, principalmente na maneira de se olhar e interpretar a política, as leis e a organização de uma sociedade civilizada. Diante disso, a ideia de um ser ou algo divino capaz de legitimar a sociedade e o homem foi perdendo força.

Vale destacar René Descartes, que acreditava na razão humana como principal método científico de buscar a verdade. É importante também ressaltar a importância do pensador Francis Bacon, que além da razão, baseava-se na observação do mundo e da experimentação como método de se pensar ciência. Ambos em suas maneiras de pensar, foram a base para a ciência e como explicar os fenômenos do mundo.

No âmbito político e social as consequências se mostraram evidentes ao longo dos anos e com grandes mudanças no campo do direito. A criação de novos Estados, tipos de governo, doutrinas, movimentos, leis, regras, normas entre tantos outros acontecimentos advindos da ciência, trouxe outra forma de enxergar o poder e a relação entre os homens.

Por muito tempo o saber científico se equiparou ou foi até maior que o saber religioso ou filosófico, porém houve uma grande descrença e falta de confiança na ciência nos últimos anos em favor de um conservadorismo muito forte, beirando ou até mesmo praticando atos de cunho fascista, e percebe-se também uma forte tradição religiosa em certas falas. Este momento delicado se tornou perigoso para a questão política, causando desaprovação de sistemas de governos e a banalização de assuntos necessários para a esfera política, como a questão do meio ambiente, direitos humanos, racismo, homofobia entre tantos outros conceitos que são colocados como algo sem importância e "frescura" de uma militância desnecessária.

Portanto deve-se entender que ciência do direito não estuda apenas a política, mas sim a sociedade em conjunto com a política ao longo do tempo, por isso o que está acontecendo hoje não deve ser algo irrelevante para esta ciência e para nenhuma pessoa que acredita na ciência em geral.



Hugo Rodrigues da Silva, 1º ano Direito (Matutino)

RA:231222637

Nenhum comentário:

Postar um comentário