A ciência do direito está presente na nossa vida, pois vivemos dentro de normas e regulamentos, essas leis envolvem a moral antiga e nova, sendo a antiga e a nova diferenciada pelo espaço de tempo da evolução do pensamento humano.
Um simples exemplo é o divórcio que antes não era permitido, tendo uma emenda que permitiu o divórcio em 1977. Analisando a sociedade da época, a moral via com maus olhos mulheres desquitadas, afinal era considerado a função da mulher cuidar da casa e da família. Nos dias atuais, embora haja pessoas que acreditam na antiga moral, há pessoas de gerações mais recentes que veem o divórcio com bons olhos.
Dito isso, podemos perceber que a evolução da lei nos ajuda a interpretar a sociedade da época e perceber suas ideias comuns. Ao mesmo tempo que ajuda a ver o mundo, também é modificada por ele.
O olhar sobre a lei estará sempre sujeito a mudanças, mas estará sempre sujeito também ao olhar do jurista da época, portanto é possível analisar não só a sociedade, mas a pessoa individual do jurista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário