Total de visualizações de página (desde out/2009)

quinta-feira, 15 de julho de 2021

A teoria positivista presente no combate ao tráfico de drogas

 A ideia positivista de observar somente fatos, não buscar a essência das coisas está diretamente relacionada com o famoso “jeitinho brasileiro de ser”, em que simplesmente julgam sem saber o que se passa, o que realmente acontece. 

A teoria positivista diz que buscar a essência das coisas leva a um “filosofar infindável”, mas talvez esse filosofar sem fim nos leve a respostas coerentes e assim podemos ir avançando e por fim chegar a um progresso.

A teoria positivista de 1822, ainda está presente em muitos traços da sociedade contemporânea, como por exemplo no combate ao tráfico de drogas.  

“No primeiro semestre de 2020, foram realizadas 48.298 prisões relacionadas ao tráfico de drogas e 14 mil (14.117) armas. Foram confiscados, ainda, 681 veículos e instaurados 57 mil (57.352) inquéritos. “O governo Bolsonaro em um ano e meio apreendeu mais do que nos últimos 10 anos”, disse o ministro André Mendonça”. 


Ao ver esta notícia muitas pessoas podem ficar extasiadas, acreditando que a “ordem” da sociedade está sendo mantida, isso se olharmos por visão positivista, que só considera os fatos. Ao fazermos uma análise mais profunda do caso, percebemos que quem realmente foi preso foi só o aviãozinho, a pessoa que está no “estamento” mais baixo na pirâmide do tráfico de drogas, enquanto o dono realmente está mais livre e mais rico do que nunca.  


Enquanto a sociedade brasileira continuar a acreditar que o problema do tráfico está simplesmente naquele menino que está vendendo droga na boca de fumo, o problema nunca será resolvido por total. 


Mas por que será que as investigações só conseguem atingir a “camada mais baixa” do tráfico? Acredito que não seja uma questão de conseguir e sim de querer, porque depois que a sociedade descobrir quem realmente está atras de todo esse esquema criminoso, a ordem poderá ser quebrada, o equilíbrio da sociedade estará em ruinas, uma coisa que não pode ocorrer em uma sociedade positivista.  

 

 

IZABELLA DUARTE DE SÁ MORILLO – DIREITO - DIURNO - 1° SEMESTRE 

Nenhum comentário:

Postar um comentário