Total de visualizações de página (desde out/2009)

quinta-feira, 20 de agosto de 2020

A inversão de valores no capitalismo exploratório: lucro ou vida?

   O pensamento marxista pode ser considerado um divisor de águas na história da humanidade. Ao analisar a sociedade capitalista, marcada pela luta de classes e acumulação do capital por parte da burguesia, e construir o método que mais tarde foi chamado de Materialismo Histórico, Marx e Engels revolucionaram o estudo das Ciências Humanas. Assim, inspiraram outros não apenas no pensamento e estudo da sociedade, mas acontecimentos como a Revolução Russa e a Revolução Comunista Chinesa.

   A proposta de um novo modelo econômico, que superasse as desigualdades causadas pelo capitalismo incomoda a burguesia desde o início da popularização da teoria de Karl Marx. Por outro lado, a exploração desenfreada do proletariado é incontestável, tanto ao longo da história como atualmente, um exemplo disso é o caso do representante de vendas que morreu enquanto prestava serviços em uma unidade do hipermercado Carrefour. A loja continuou as atividades normalmente, prezando pelo lucro enquanto o corpo do trabalhador apenas foi escondido por guarda-sóis.

   Nessa lógica, se perpetua a visão de que o dinheiro é mais importante que o esforço humano empregado na produção de bens e na prestação de serviços, bem como os riscos a que o trabalhador é exposto em seu ambiente de trabalho. Era assim nos dias de Marx, quando funcionários das fábricas perdiam membros do corpo pela situação insalubre desses locais, e é assim atualmente, quando milhares de brasileiros precisam se expor diariamente a um vírus pois, de acordo com o presidente, uma quebradeira na economia traria efeitos muito piores que o Covid-19. Afinal, "o Brasil não pode parar".

   De fato, a contribuição do pensamento de Marx e Engels é cada vez mais evidente. Independente de ideais políticos, toda crítica feita com base na realidade social mostra a fragilidade (para dizer o mínimo) do sistema capitalista. Logo, sendo de esquerda ou não, é necessário entender que as chagas de um modelo econômico explorador estão presentes na cultura, nas relações sociais e no meio ambiente ao redor do mundo.

 

Fontes:

PE: Trabalhador morre em supermercado e corpo é coberto por guarda-sóis. Isto é, 19 de ago. 2020. Disponível em: <https://istoe.com.br/pe-trabalhador-morre-em-supermercado-e-corpo-e-coberto-por-guarda-sois/>. Acesso em 20 de ago. 2020.

BOLSONARO: “Não vi no mundo quem enfrentou a pandemia melhor do que nós”. Correio Braziliense, 19 de ago. 2020. Disponível em: <https://www.correiobraziliense.com.br/politica/2020/08/4869697-bolsonaro---nao-vi-no-mundo-quem-enfrentou-melhor-a-pandemia-do-que-nos.html>. Aceso em 20 de ago. 2020.

 

Lívia Mayara de Souza Rocha – 1º ano Direito - Matutino


Nenhum comentário:

Postar um comentário