Total de visualizações de página (desde out/2009)

sexta-feira, 11 de março de 2016

René Descartes: Rompendo tradições

     O livro "Discurso do Método" de René Descartes apresenta uma temática atemporal. Na obra o filósofo defende o uso público da razão e almejava que o privilégio de pensar fosse compartilhado entre todos os homens. No entanto o senso comum e tradicional representava e ainda representa um empecilho ao desenvolvimento da razão.
     Dessa forma o pensador oferece em seu livro um guia prático ao desenvolvimento do raciocínio e superação ao senso comum,expondo não o que devemos fazer,mas sim narrando o caminho que ele percorreu para adquirir a capacidade de construir conhecimento apartir da razão,vencendo o miticismo, as superstições religiosas e a ignorância que compunham o pensamento medieval.
     O guia de Descartes contribuiu para a criação do racionalismo e atualmente contribui para o exercício de pensar,questionar e criticar,através principalmente do seu método de   duvidar de tudo em todos os momentos e lugares,auxiliando o desenvolvimento da reflexão sobre tudo o que nos é dito e vinculado pela religião,mídia,governo ,ou seja tudo o que trabalha para nos privar do raciocínio crítico e empirista.
     O projeto filosofico de Descartes foi audacioso,reformulou a base do conhecimento para se instaurar uma nova ciência que garantisse à compreensão da realidade,uma vez que a tradição não deveria ser conciderada um conhecimento seguro.
      À compreensão da realidade deveria e deve vir do indivíduo pois lá está o conhecimento necessário sobre si mesmo ,um princípio natural de racionalismo.
      René Descartes compreendeu a necessidade de questionar e de duvidar para se atingir o conhecimento ,não comseguio respostas a todas as duvidas que o cercava,mas sua obra serviu para expor que a pergunta ,a duvida é mais importante do que a resposta ,pois é na duvida que comprendemos e desenvolvemos o raciocínio.
                 
                                                                                                                           Jéssica Xavier Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário