Total de visualizações de página (desde out/2009)

sábado, 18 de julho de 2015

Sorria, você está sendo enganado!

Sabe-se que, hodiernamente, seria quase impossível a implantação do Socialismo como o compreendido por Marx e Engels em virtude de diversos fatores como a alienação do proletariado, a força da burguesia como um meio repressivo aos ideais comunistas bem como a desatualização de algumas das ideias propostas pelos estudiosos – formuladas sob outras circunstâncias em uma sociedade e época diferentes. A partir desse pressuposto, entende-se como extremamente necessário não só uma atualização de obras como o “Manifesto Comunista” que destrinchem as facetas da sociedade atual, suas complexas relações e soluções que prezem a igualdade mas também e principalmente, mudar o modo de pensar do indivíduo, seja ele o opressor ou oprimido.
Na busca por esse objetivo, uma alternativa óbvia para a mudança do pensar capitalista seria, de fato, a leitura de Marx e Engels como obrigatória, devendo estar presente nas ruas, nos colégios e nas universidades, uma vez que esse aparato intelectual daria aos indivíduos uma percepção da realidade opressora, agressiva e desigual em que vivem, mas que muitas vezes não se reconhecem como inseridos. No entanto, sabe-se que uma parcela ínfima da população lê e estuda os ideais de igualdade marxistas, seja por falta de acesso à informação ou por mero desinteresse. Assim, pergunta-se: como  atingir o proletário alienado e o burguês acomodado?
A resposta é simples e está no próprio texto: a parcela ínfima. Se considerarmos esta como o grupo pensante da sociedade, a par da realidade exploratória, percebemos a capacidade potencial desses intelectuais em compartilhar o conhecimento e despertar a curiosidade, influenciando o maior número de alienados a sua volta. Desse modo, cada vez mais teríamos indivíduos conscientes sobre suas ações e capacitados de retribuir os ensinamentos, sendo a melhora – ainda que sem o socialismo –  visível e contagiante. Mas então, por quais motivos essa mobilização não é feita?
De certa forma, alguns estudiosos até tentam mobilizar-se, no entanto, sem sucesso. A mídia, como principal fonte de informação, mostra-se parcial sobre os assuntos, uma vez que suporta e tem como suporte os grandes empresários, dificultando que as ideias sejam perpetuadas. Graças à tecnologia, algumas portas foram abertas para o impenetrável mundo do dinheiro, status e ostentação, sendo o Facebook, por exemplo, como uma ferramenta de comunicação eficaz para o debate ainda incipiente sobre a sociedade. Acredita-se que daqui um tempo esses debates sejam mais frequentes nesses meios sociais, ampliando a visão do trabalhador que, ao adquirir mais direitos, pode ter mais tempo para o ócio, assim como o pregado pelos gregos no tempo áureo de mudanças na forma do pensar o indivíduo como agente decisivo para as mazelas sociais. Engana-se quem pensa em aceitar sua posição na sociedade pela falsa sensação de meritocracia e deixa de participar ativamente da sociedade, vivendo sempre a margem como um zero à esquerda. Por fim, questiona-se: se o mundo é de todos, por que uns têm mais e outros têm pouco?


Leonardo Borges Ferreira 1° ano direito noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário