Total de visualizações de página (desde out/2009)

sábado, 18 de julho de 2015

O papel do proletariado e a conduta da burguesia na teoria de Marx e Engels


            Quando Marx e Engels escrevem acerca do socialismo científico vivencia-se um momento de ascensão de uma nova classe social – a classe operária. Ironicamente nascida da própria organização capitalista, o destino do operariado era, segundo Karl Marx, de inevitavelmente conduzir a sociedade capitalista ao seu redor a uma reversão das relações de poder, de forma a por fim ao conflito de classes e à histórica luta entre opressores e oprimidos, de maneira a substituir uma situação de conflito por uma situação de compartilhamento, representada pela consolidação do socialismo.
            O sistema feudal - que cedeu lugar ao sistema das manufaturas – valorizava a iluminação divina e os privilégios de nascimento. Quando esse sistema cai, a sociedade burguesa dá lugar ao mérito – a sagacidade e perspicácia humanas passam a ser valorizadas, associadas à capacidade de empreender de cada indivíduo, independentemente da hereditariedade. O que se observa, nesse sentido, é que a superação política do feudalismo levou, indiscutivelmente, à superação econômica desse mesmo modelo.
            Nesse sentido, Marx e Engels escrevem acerca de um momento em que a burguesia emergiu com força brutal – em sua perspectiva, no entanto, o surgimento da burguesia era fator fundamental para a ocorrência da revolução. A sociedade burguesa despertou o operariado, que será o responsável por transformar as relações de dominação existentes até então em relações de solidariedade. O burguês, ao pregar a exploração e dominação dos operários visando seus próprios privilégios, desencadeia as ações responsáveis por abrir caminho para todos.
            É nesse sentido que as esperanças de superação do capitalismo, de Marx e Engels, se depositam na classe operária – pois ela é aquela que operacionaliza a nova estrutura produtiva, operando os meios de produção, aqueles que garantem a produção em escalas globais cada vez mais abrangentes. Para Marx, o proletariado estaria destinado a promover essa revolução diante do cenário em que o capitalismo começava a eliminar quaisquer elementos que não fossem a exploração pura e simples de uma classe por outra dentro das relações sociais.

            Assim, percebe-se que, para Marx e Engels, o socialismo seria responsável por transformar as relações de dominador e dominado em relações de reciprocidade e cooperação. Dessa forma, se estabeleceria não só uma relação pura de homens entre homens, no sentido de opressores e oprimidos, mas sim uma relação dos homens com a natureza ao seu redor, objetivando a ampliação de benefícios para toda a humanidade. 

Heloísa Ferreira Cintrão
1º ano - Direito Diurno

Nenhum comentário:

Postar um comentário