Total de visualizações de página (desde out/2009)

sábado, 18 de julho de 2015

O papel da ideologia capitalista na sociedade burguesa


Aldeia global pode ser definido como um sentimento de pertencimento, de aconchego, de união de todos. Esse conceito é um conjunto de mecanismos de regimento “invisíveis”, que inibe a consciência da divisão de classes, referindo-se a apenas um homem brasileiro, uma família brasileira. Dessa forma, a ideologia capitalista usa-se de um discurso falso para justificar o enorme abismo social existente em toda extensão do globo: questões de talento individual, de natureza, de destino, de ambição... E, ainda dissemina ideia de que as oportunidades são iguais para todos. Não obstante, a contradição acentua-se quando a o chavão acima, é repetido por pessoas economicamente desfavorecidas.

Além disso, conforme discutido por Marx e Engels, a sociedade é movida pela luta de classes, relação entre dominantes e dominados. No entanto, a ideologia capitalista apazigua essa realidade difundindo a ideia de que os conflitos surgem isoladamente nos indivíduos: “Seu problema não é igual ao dele, vocês nem trabalham na mesma fábrica...”

Vale ainda ressaltar que que o sistema econômico do capital, por meio de mecanismos de dominação, como a cultura, a religião e o aparelho midiático, tornou o homem individualista, desprovido de solidariedade e totalmente superficial em suas relações. Assim, ele vive uma eterna busca pelo lucro, impulsionado pela ambição.


Todavia, é necessário a inversão de valores com a valorização de sentimentos e criticidade e a subvalorização dos bens materias, através de uma educação critica disponível para todos, e não apenas para uma pequena parcela privilegiada economicamente. 





Heloísa C. Leonel
1º ano Direito Diurno 

Nenhum comentário:

Postar um comentário