Para Durkheim, os fenômenos da
sociologia são interdependentes como engrenagens, portanto devem ser estudados
em conjunto. Metaforicamente, ao tirarmos um deles, por menor que pareça, todo
o sistema irá parar de funcionar. A educação, por exemplo, seria uma engrenagem
– ela engendra indivíduos que são mobilizados permanentemente para a manutenção
do equilíbrio da sociedade. A escola trabalha para formar órgãos para um
sistema.
Cabe à sociologia, portanto,
entender o intercadeamento de funções defeituosas do organismo para oferecer
elementos e informações para pensar reforma. Retornando ao exemplo anterior, se
o elemento educação encontra-se defeituoso, e é somado a outros que também precisam
de ajustes como problemas familiares (no aspecto de ausência de planejamento
familiar), sociais (falta de oportunidades) e de saúde (disseminação meramente
parcial dos métodos anticonceptivos) o fenômeno resultante observado é a
violência cometida por menores. A solução positivista apresentada, e aprovada, pela
comissão especial da câmara no Brasil há poucos dias foi a diminuição da
maioridade penal, porém para Durkheim olhar para o fenômeno final é de má
eficiência. Lidar com a causa eficiente é fazer sociologia e solucionar o
problema pela raiz.
Ana Luiza Felizardo
Turma XXXII de Direito
Período Noturno
Nenhum comentário:
Postar um comentário