Total de visualizações de página (desde out/2009)

sexta-feira, 4 de abril de 2014

Pense e sinta

O silêncio mostra-se muito bom quando precisamos desenvolver um raciocínio longo. E era assim que o senhor de pequenos óculos estava, imerso em pensamentos próprios enquanto observava uma caneta. Observava, usando apenas sua visão e sua dedução para entendê-la. Andando em torno da mesa onde se encontrava, suspirava a curtos passos. Caneta. Será?. Um objeto que lança tinta quando pressionado contra alguma superfície...
Experimentou tocá-la. Madeira maciça, com um bom acabamento, liso e sem nodosidades. Alguns detalhes em alto relevo, atribuindo um ar refinado à peça. Tudo parecia indicar que se tratava de uma caneta, quando um leve deslize da parte inferior do objeto revelou sua ponta metálica para escrita. Brilhante, recém-polida, refletindo a luz da tarde em sua superfície. Assentiu solitariamente, concordando com a magnificência do presente. E com ela resolveu deixar sua marca na carta que enviaria ao amigo que o presenteou.
No entanto, uma pequena surpresa o espantou. No momento em que começaria a escrever, percebeu o engano cometido. Não se tratava de uma caneta, mas sim de uma lapiseira mecânica, colocada dentro de um invólucro tão comum na época para o primeiro objeto.
_____Presente de grego...
Disse isso não se referindo à lapiseira em si, mas ao pensamento que teve sobre ela. Apenas contemplá-la, como os gregos faziam em seu processo de conhecimento, levou-o ao raciocínio errado e somente a descoberta foi feita no momento em que a experiência se concretizou. O espírito empiricista demonstrou sua graça nessa brincadeira na qual os ídolos tão comumente iludem os sentidos e a arte do pensar. Emoções, sentimentos, a formação, as relações comerciais e pessoais e até mesmo a filosofia brincaram, ludibriando a busca pelo saber.
_____Então era isso que queria me mostrar, Bacon?
E foi com essa fala e um sorriso no rosto que o senhor saia de casa, sentindo o vento em seu encalço e agraciado com o vespertino enluarado para encontrar seu amigo.



Leonardo Eiji Kawamoto - 1ºAno - Direito Matutino

Nenhum comentário:

Postar um comentário