Total de visualizações de página (desde out/2009)

quarta-feira, 16 de abril de 2014

Pensamento Sistematizado

          Augusto Comte fundamentou uma nova forma de pensamento científico, além de criar uma nova ciência, a Sociologia. Seu pensamento baseava-se na descrição, na experimentação, no conhecimento concreto das coisas, daí provém o conceito do positivismo, ciência na qual tudo o que se é conhecimento deve ser "positivado", comprovado, não depender de conhecimento subjetivo.

          Nosso sistema de leis foi extremamente fundamentado no sistema positivista. Nossos militares, desde a fundação da República, sempre levaram em conta os preceitos de Comte, incluindo inclusive seu famoso conceito de "ordem e progresso" na bandeira nacional. O método de legislar baseado em Comte tem suas vantagens, uma vez que define a lei a ser seguida, cria uma legalidade sólida. O problema surge quando a sociedade muda e se necessita adequar as leis à nova realidade social. O autor acreditava que a sociedade poderia ser encarada como se encara uma ciência exata, mas que para isso seria necessário estudo aprofundado, afirmações facilmente questionáveis.

          As ciências humanas são consideradas "ciências menores" pelos estudiosos de ciências exatas por sua subjetividade. O que não conseguem ver é que na realidade, isso é o que as torna ainda maiores. As possibilidades regem as ciências humanas e é isso que as faz complexas e fascinantes. Não convém o pensamento positivista em nossa sociedade atual. O ser humano muda seu comportamento cada vez mais rapidamente, não há como se utilizar de uma descrição pré-definida, a sociedade é falta de definição, é isso que a faz grandiosa.

Victor Luiz Pereira de Andrade - Direito Matutino - 1° Ano

Nenhum comentário:

Postar um comentário