Total de visualizações de página (desde out/2009)

sexta-feira, 18 de abril de 2014

O triunfo do positivismo

O positivismo, teoria fundada pelo filósofo francês Auguste Comte, baseia-se em uma lei fundamental que defende a passagem sucessiva de nossos conhecimentos por três estados históricos distintos e necessários ao amadurecimento das formas de entendimento e explicação do mundo: estado teológico, estado metafísico e estado positivo.
Reportando-se ao processo de formação do conhecimento, Comte enxergava o espírito humano imerso em um círculo vicioso composto pela necessidade de observação para a elaboração de teorias opondo-se à necessidade de criar teorias para poder entregar-se à observação. A solução para o problema veio de forma natural, através do desenvolvimento espontâneo das concepções teológicas. Com a Revolução Industrial, contudo, essa filosofia idealista e contemplativa já não se mostrava mais eficiente para compreender e analisar a nova sociedade que se formava, fazendo surgir, então, o positivismo. O estado metafísico, também visto como estágio de transição, fez-se necessário diante da incompatibilidade entre teologia e física, conceitos tão distantes e opostos entre si.
A filosofia positiva tinha como preocupação principal a descoberta de leis invariáveis e efetivas, suas relações de sucessão e similitude. De acordo com essa concepção, conhecer a natureza íntima dos seres era uma questão insolúvel, e, portanto, desnecessária. Baseando-se na hierarquia natural e invariável dos fenômenos, o positivismo ocupou-se da criação de uma fórmula enciclopédica como forma de classificar aquilo que consideravam como as seis ciências fundamentais. De acordo com tal classificação, cada ciência exige a cultura prévia de todas aquelas que a precedem, e não podem progredir verdadeiramente sem que as ciências anteriores tenham alcançado o desenvolvimento. Em suma, organizou-se a matemática, a astronomia, a física, a química, a fisiologia e a física social como ordem crescente da ciência mais simples e geral para a mais complexa e específica.

A física social, ou sociologia, ainda não se encontra dentro do estágio positivo. Além disso, a convivência dos três estados em uma sociedade é o que, segundo Comte, caracteriza a desordem. Assim, quando o estado positivo for alcançado pelos fenômenos sociais e a filosofia positiva for resumida em uma doutrina de corpo homogêneo, a ordem será estabelecida e o positivismo triunfará de fato.

Julia Bernardes- Direito diurno

Nenhum comentário:

Postar um comentário