Total de visualizações de página (desde out/2009)

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Uma outra visão do capitalismo



Em suas análises do sistema capitalista, Weber afirma que o aspecto fundamental do avanço conquistado pelo capitalismo não está na ânsia pelo lucro, mas sim na dinamização social do investimento. Ele ressalta que a ânsia pelo lucro já existia em modelos sociais anteriores.
    Essa visão de Weber é muito interessante, pois desmistifica uma das considerações principais sobre o capitalismo. Considera, que antes de tudo, esse sentimento de posse, de busca por “algo” além, é um sentimento presente em todos os indivíduos, é um instinto de sobrevivência.
   Ele afirma também que o objetivo principal do proprietário não é gastar o que arrecada, mas trabalhar para que seja visto como predestinado de Deus, o importante é reinvestir, fazer crescer o acumulado, e não simplesmente consumir. O sistema não fixa-se somente no ciclo produção e venda, mas está acima disto.
   Quando ocorre um desequilíbrio, seja devido o consumo exagerado ou com a falta dele, ocorrem às crises econômicas. Assim como qualquer outro sistema que já existiu na história, o capitalismo precisa, para sua existência, de condições propícias para que possa funcionar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário