Total de visualizações de página (desde out/2009)

sábado, 25 de agosto de 2012

Consciências Honestas


Émile Durkheim, em seu texto “A divisão social do trabalho”, mais precisamente no capítulo 2, “Solidariedade mecânica ou por similitudes”, inaugura o conceito de consciências honestas. Esse conceito se refere a pessoas que agem de acordo com aquilo que a procedência divina estabelece como norma, predominantemente nas sociedades pré modernas.  Entretanto, o conceito de consciência honestas, embora pensado por Durkheim para sociedades pré modernas, também pode ser aplicado para sociedades modernas.
Em várias situações atuais podem ser encontradas as chamadas “consciências honestas”, como é o caso Geisy Arruda, uma jovem estudante da Uniban, que foi hostilizada e assediada pelos colegas por usar um minivestido. O fato está diretamente relacionado pelo pensamento coletivo de insatisfação e inconformidade pelos estudantes da universidade em relação ao comportamento, atitudes e vestimentas da estudante, pelo fato de estar ferindo os preceitos divinos, a ética e a moral, na concepção dos demais estudantes.
Na transição de sociedades pré modernas para sociedades modernas, há maior interdependência e as relações  humanas, como as relações de propriedade e cíveis,  passam a demandar um Direito mais elaborado.  O Direito nas sociedades modernas tem como função a restituição do indivíduo à sociedade, portanto, trata-se de um Direito especializado, deixando de fazer parte do senso comum. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário