Total de visualizações de página (desde out/2009)

sábado, 25 de agosto de 2012

A consciência coletiva e o Novo Código Penal


   Ao analisar a pena, Durkheim cita que o direito penal é difícil se modificar por estar ligado à consciência coletiva, consciência esta que está atrelada aos instintos mais selvagens presentes no ser humano, instintos que nos fazem querer castigar e ver sofrer os que infringem conceitos já disseminados e de peso fundamental para a sociedade.

   Mesmo com a evolução da sociedade esses instintos continuam a dificultar algumas mudanças, tal fato pode ser percebido na recente reforma do Código Penal. As questões que estão sendo discutidas abordam temas polêmicos ou são polêmicos por abordarem temas que confrontam a consciência coletiva?A sociedade ainda é cautelosa em empreender essa reforma.

   Ao tocar em áreas protegidas pela consciência coletiva, questões como a interrupção de gravidez por estado psicológico não favorável e a criminalização da homofobia fazem-nos confrontar os instintos, além de receosos, ficamos também inquietos, nossa parte racional não consegue, muitas vezes, fazer-se superior a esse sentimento primitivo.

Como fazer a razão se sobrepor ao instinto? É uma pergunta que ainda não podemos responder de forma direta. Talvez reconhecer que existe no ser humano esse lado tão selvagem seja o primeiro passo.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário