Total de visualizações de página (desde out/2009)

quinta-feira, 10 de abril de 2025

Uma ordem fora do mundo

 “Ordem”, uma palavra com diversos significados, podendo ser uma sequência, uma imposição, ou até mesmo uma categoria organizacional. No entanto, para a sociedade a ordem se trata de um conjunto de fatores que visam deixá-la pacífica e agradável para a maioria. Porém, o mundo contemporâneo causa a dúvida se a humanidade realmente segue essa ordem.  

Uma sociedade que normaliza o genocídio mais bem documentado da história, contra um povo que apenas busca pela manutenção e defesa do seu território original, que normalize minorias étnicas e sociais perdendo seus direitos ante um governo de extrema-direita, efetivamente segue essa ordem?  

De tal modo o questionamento se é o mundo que está fora de ordem ou se a ordem que é “de fora do mundo” se torna cada vez mais válida. Para ser possível entender como tal questionamento foi alcançado, é preciso entender que embora o ser humano sempre tenha cometido atos terríveis ao longo da história, como as guerras causadas por estados expansionistas ou as inquisições religiosas, na era pós-moderna elas passam por um aumento avassalador em seus efeitos para com o mundo e a população . Essa exponencial decorre da adoção do sistema capitalista no mundo.  

No pouco tempo em que o capitalismo se fez presente, danos ao meio ambiente passaram por um crescimento enorme; as guerras se tornaram muito mais devastadoras, com auxílio do desenvolvimento das tecnologias bélicas. Karl Marx em livros como “O capital” e “Contribuição à Crítica da Economia Política” aponta que ao viver em uma sociedade capitalista, a produção se torna focada no lucro e não nas pessoas, de forma que a produção se torne mais importante que a preservação da natureza, pois ela não lucra tanto. A vida de crianças em Gaza perca valor, já que elas também não geram tanto lucro.

Desse modo a sociedade vai sendo alienada, ao deixar que o capitalismo transforme as relações sociais em mercantis e force as pessoas a se tornarem insensíveis em relação a essas catástrofes.  

Portanto, conclui-se que o mundo está dentro da ordem proposta pelo capitalismo, uma vez que as sociedades e o povo estão alienados ao ponto de não conseguirem perceber que, embora o mundo siga essa ordem, ela não é algo desse mundo e não deve ser normalizada

Mateus Penteado de Paula-1° ano direito noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário