Total de visualizações de página (desde out/2009)

3135357

quinta-feira, 3 de abril de 2025

O MUNDO ESTÁ FORA DE ORDEM ? OU A ORDEM ESTÁ FORA DO MUNDO ? Uma nova perspectiva, a ORDEM continua.

 O mundo está fora de ordem ? Ou a ordem está fora do mundo  ? Para responder tais perguntas podemos ir na etimologia da palavra ''ORDEM'', que de modo sucinto, poder ser definida como, um conjunto de elementos que se repete. A partir disso, podemos levar tal significado para a história da humanidade, e apoiado nisso, podemos começar a entender, e tentar responder as perguntas feitas no início

Primeiramente, é necessário dar uma panorama histórico de toda a humanidade. Nesse sentindo, vamos entender o seguinte, praticamente em toda a história das sociedades, essas por algum motivo passaram por crises, seja políticas, sociais, econômicas, identitárias e climáticas, podendo ocorrer apenas uma ou todas ao mesmo tempo. Com isso, podemos afirmar que, quando uma sociedade passa por esses impasses mais graves, essa toma decisões não habituais, na tentativa de mudança como, revoluções, guerras, extremismo político entre outros. Agora vamos para a comprovação disso, no final do século XVIII à França passava por momentos conturbados, tanto quanto climáticos, que acarretou em uma grande fome, quanto políticos, no qual a monarquia francesa não dava a assistência necessária ao seu povo, a partir de todos esses problemas a população tomou uma decisão não habitual do seu tempo, á de fazer uma revolução, na tentativa de melhorar a situação vigente. Outro grande exemplo, são os regimes totalitários, principalmente o nazismo, visto que pós primeira guerra a Alemanha passava por um grande problema econômico, o qual intensificou pós a crise de 1929, novamente, na tentativa de escapar dessa realidade a população apela para o extremismo político, no caso o Partido Nazista, o qual prometia a mudança e instituía um culpado por tudo isso, que seriam os judeus. Portanto, prova-se o ponto explicado, nesse sentido, sempre que há turbulências na sociedade, essas são motivacionais para que o povo tome decisões não habituais.

Agora, vamos levar essa discussão para o mundo atual. É perceptível, que diversas das sociedades passam por momentos turbulentos, principalmente políticos, lembrando, que isso acarreta em decisões tomadas pelo povo que não são habituais. Martelo nesse ponto, porque ao entendermos ele, tudo fará mais sentido ao final do texto. Os Estados Unidos, devido a uma crescente imigração, sofreu uma crise identitária, na qual a população não queria mais a chegada de imigrantes, com o argumento que esses destruiriam sua cultura norte americana, tomando assim decisões extremas políticas que no caso foi a eleição de Donald Trump, um presidente americano que flerta com o fascismo, algo que os Estados Unidos abominou durante anos, mas como já dito, tal decisão é tomada pelo povo com o intuito de tentar melhorar a crise que esse sofre. Outros exemplos muitos parecidos são na Europa, como França e Itália, que também sofrem com esse crise identitária e pra tentar resolver tal problema tomam medidas extremas, na França não se concretiza, mas por pouco o candidato de extrema direita não se elegeu, já na Itália tal falto se concretiza, trazendo ao poder  Giorgia Meloni, do partida de extrema direita do país, o qual flerta com o fascismo de Mussolini. Temos outro exemplo, a guerra Palestina-Israel, a qual tomou grandes proporções no ano de 2023, devido a uma crise também identitária, na qual já dura a séculos contra o povo palestino, Israel toma medidas extremas, no caso a de apoiar novamente uma guerra, com intuito de acabar com a Palestina e tomar seus territórios. Sendo assim, comprova-se ainda mais a tese, de que, quando uma sociedade passa por uma crise, essa toma decisões não habituais, e muitas vezes extremas

Portanto, voltemos as perguntas feitas. Quando se olha oque foi exposto no texto, percebe-se que na história algumas coisas se repetem e de forma muito semelhante, e da maneira que definimos a palavra ''ORDEM'' como : ''um conjunto de elementos que se repete'', podemos dizer que não há resposta para as duas perguntas, visto que, oque está acontecendo nos dias atuais, já aconteceu no passado, ou seja o mundo está apenas seguindo a ordem natural das coisas. De modo objetivo, seria que a o mundo continua em ordem,  e que de certa forma as duas perguntas não tem sentido até o momento desse texto, visto que tudo continua como sempre foi.


Felipe Ferreira Gomes 1 ano -Noturno



Um comentário:

  1. Interessante!
    Parafraseando Eduardo Galeano: "A história não quer se repetir — o amanhã não quer ser outro nome do hoje —, mas a obrigamos a se converter em destino fatal quando nos negamos a aprender as lições que ela, senhora de muita paciência, nos ensina dia após dia."

    ResponderExcluir