Total de visualizações de página (desde out/2009)

3125445

sexta-feira, 21 de março de 2025

Oque Descartes falaria sobre a existência das IAs?

 Hoje, ao fazer uma pesquisa no Google, me atentei ao fato de que agora todas as vezes que fazemos uma pesquisa, a primeira fonte que aparece respondendo perfeitamente e especificamente a pergunta é uma IA. Isso me fez refletir um fato incontestável que é a dominação cada vez mais abrangente da inteligência artificial em nossas vidas, e me recordou da famosa frase de Descartes "Penso, logo existo", sendo essa até então aplicada a nós, seres humanos.


Apesar de originalmente o conceito de René ser designado as pessoas, teria esse uma chance de ser ressignificado e se estender até as IAs? Já que se o pensamento é a prova da existência, a inteligência artificial poderia realmente adquirir o "existir" como ser consciente? A estas poderiam ser confiadas nossas tomadas de decisões racionais, ou essa capacidade ainda está atribuída apenas ao seres humanos?


Tenho certeza de que René não ampliaria seu conceito racionalista ao campo das inteligências artificiais, já que para ele o pensamento envolve além de processamento de dados e informações, baseia-se na existência do eu consciente e na formulação de dúvidas e reflexões internas próprias, formuladas em autoconsciência. Para ele uma inteligência que apenas guarda, processa, simula respostas e entrega conhecimento que já existe, não tem subjetividade, emoções ou dúvidas próprias, a ela não se aplica pois não possui alma.


Contrariando isto por um lado, não devemos endemoniar as IAs, e nem descartá-las como não constituintes da evolução da sociedade, estou convicta de que René as veria como uma continuação de nossa própria evolução intelectual, uma reflexão da capacidade humana de entender e transformar o mundo. Mas e se algum dia houvessem a criação de IAs que pudessem pensar por si próprias e questionar a sua existência? Será que Descartes com o seu conceito cartesiano de conhecimento, consideraria algum dia as Inteligências artificiais seres pensantes que existem? São perguntas que deixo a você caro leitor.

Lana Laura - 1° ano direito - noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário