Total de visualizações de página (desde out/2009)

3125136

sexta-feira, 21 de março de 2025

Desinformação como ferramenta de manipulação no mundo moderno.

“Alienar”, no âmbito social, normalmente indica que alguém se encontra desconexo da realidade. Num contexto de mundo globalizado onde as informações navegam pelo mundo todo em questão de milésimos de segundos, considerar que alguém pode estar aquém da situação política, econômica e social do mundo parece improvável, no entanto, nota-se que ao contrário do que se espera, atualmente a desinformação e as manipulações de dados são mais fortes do que nunca, o que gera um movimento de desprendimento da realidade por parte de grupos e indivíduos, que ao consumirem essas fontes de informação de veracidade duvidosa, acabam se isolando em uma bolha e não enxergam o que de fato se passa no mundo. Assim, essas pessoas se tornam suscetíveis ao controle de qualquer um com um grau de liderança e eloquência mais elevados, independente se suas propostas e ideias são lógicas, éticas e aplicáveis a nossa realidade. 

Tendo isso em mente, esse empobrecimento intelectual das pessoas através da alienação é perceptível com a mais nova onda de ascensão da ideologia fascista e da perda do sentido original na utilização do termo. Em diversos países atualmente, grupos de tamanho considerável se reúnem virtualmente e em locais públicos para defender ideias originadas nesse pensamento político e social extremista que surgiu na Europa durante os anos 1930 e foi responsável pela morte de milhões de pessoas integrantes de grupos minoritários.  

Fato é que com o fim da Segunda Guerra Mundial, era esperado que uma tragédia semelhante nunca mais ocorresse e o pensamento nazifascista acabasse junto da guerra, no entanto, graças principalmente a falta de conhecimento sobre história e política (alienação), o ressurgimento desses ideais perigosos e extremistas foi possível com auxílio das tecnologias de informação, o que nos permite voltar a um dos pensamentos do autor, filósofo, cientista e político inglês Francis Bacon. 

Em sua obra Novum Organum, Bacon afirma que é de fundamental importância que sejam conservados e respeitados os conhecimentos e acontecimentos do passado, para que assim seja possível lidar com desafios presentes e não repetir erros cometidos. Nesse sentido, nota-se que uma população alienada a respeito de história e política está condenada a repetir fatos horríveis como o massacre feito por nazistas durante a Segunda Guerra. 

Sendo assim, é interessante perceber que a alienação tem uma origem, e essa origem está centrada num interesse: Manipulação. Pessoas alienadas são facilmente manipuladas por alguém que se destaca por uma melhor capacidade de discursar, a alienação foi utilizada por Hitler na Alemanha, Mussolini na Itália e pelos militares brasileiros durante a ditadura; Portanto, cabe a nós refletir a quem interessa essa alienação mundial e qual o interesse final por trás disso tudo, o estudo de todas as ciências é fundamental nessas situações, para não cairmos em armadilhas como essas. 

Um comentário:

  1. Pedro Caun. Interessante seu ponto de vista, especialmente a exortação sobre a reflexão sobre a alienação, e a quem ela interessa!

    ResponderExcluir