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quinta-feira, 4 de abril de 2024

 

 Existem algumas similaridades comumente encontradas em diversos laboratórios científicos, mesmo os mais distintos. Microscópios, béqueres, regras estritas de higiene e um distanciamento tácito entre cobaia e cientistas. Ao tentar resgatar critérios das ciências biológicas para o campo das ciências humanas, Émile Durkheim defende o uso justamente da última das características citadas: distanciar ao máximo aquele que estuda de seu objeto de estudos.

 No século 19, após o impulsionamento de Comte para a criação de um estudo de ciências humanas que fosse tão criterioso e científico quanto os estudos de física, química e biologia da época, surge Durkheim, um teórico e inventor de um novo pensar sociológico: o funcionalismo. Assim, tem como objeto de estudos o fato social (“toda forma de ser, pensar e agir em sociedade, desde que seja exterior, coercitiva e geral”). Na prática, Durkhein estudava sociedades, suas características e, para fins acadêmicos, as comparava a corpos físicos. Assim, da mesma forma que médicos estudam corpos humanos, Durkheim estudava os corpos sociais.

 Através de seu novo método, o pensador estudava sociedades de forma meticulosa e distante. Ao vestir seu jaleco, tornava-se imparcial, e, em seus trabalhos, defendia que os estudos humanos deveriam obedecer a essa ótica. No entanto, pensar no funcionalismo sob uma visão atual levanta o questionamento de que a extrema imparcialidade de Durkheim pode ser uma máscara para a manutenção do status quo.

 Nesse viés, se pensamos o mundo de longe, sem empatia e compreensão quanto aos objetos de estudos e suas verdadeiras motivações, não somos pesquisadores diferentes de cientistas tratando suas cobaias como seres sem consciência. Logo, ao observar as coisas “como são”, sob uma ótica deslocada da realidade, e concluir como única alternativa para resolução a própria exclusão de seres deslocada (anomias) do corpo social, em vez de buscar compreensão sobre os modelos que possam vir a levar tais indivíduos ao desvio, Durkheim está se limitando a excluir e manter as coisas como estão: beneficiando uns poucos e excluindo uns muitos.

 Maria Clara Rocci -1 ano de Direito

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