Nota-se, primeiramente, que o método materialista de K. Marx e F. Engels - discorrido em obras como “A ideologia alemã - porta-se como um grande contraponto às teorias de Hegel, principalmente quanto a realidade social. Ao passo que Hegel discursa sobre uma imobilidade das classes, Marx e Engels afirmam a existência de um cenário de permanente movimento do mundo e fundado nas relações de produção entre seus indivíduos. Nessa perspectiva, os trabalhadores são aqueles que produzem tudo da sociedade por meio da sua força de trabalho, mas que, contudo, nem sempre possuem acesso à direitos sociais. Assim, faz-se mister a compreensão da realidade a fim de obter-se o conhecimento adequado para transformá-la.
Uma das principais características desse método é a separação ideal que a dialética propõe entre o que é de ordem real - propriedade do objeto de estudo - e o que é da ordem do pensamento - o que se constitui como conhecimento acerca do objeto de estudo, com uma tendência a idealiza-lo. O materialismo histórico dialético tem, então, o objetivo de interpretar a realidade a partir de questões sociais, históricas, econômicas e políticas, tendo como fundamento a percepção de que é o mundo que condiciona a ideia que fazemos dele.
Nesse viés, tem-se na educação uma chave para a obtenção de conhecimento, sendo esse um caminho de compreensão do mundo, da humanidade e das relações entre os sujeitos e do homem com o meio. Todavia, o conhecimento precisa ser lecionado com consciência, livre do senso comum, de forma a chegar a uma reflexão teórica, alcançando a realidade concreta pensada da educação - ao invés de pura e simplesmente observar os fenômenos - e passando de uma categoria simples (empírico) para uma de múltiplas determinações (concreto pensado). Destaca-se, ainda, que é papel da educação assegurar uma ponderação sobre as contradições das organizações de trabalho da sociedade moderna e estabelecer ações que contribuam para a humanização do conjunto dos homens contemporâneos. Por fim, o materialismo histórico dialético propõe, através da educação, uma interpretação do mundo para intervir nele, modificando-o.
Mariana Medeiros Polizelli
1° semestre - Matutino
Nenhum comentário:
Postar um comentário