Um dos pontos mais importantes das obras de Marx e Engels é o Materialismo dialético. Ainda que esse assunto se desdobre em vários outros pensamentos em suas obras, acredito ser de maior importância explicitar como Marx vê a determinação da vida em função do material.
Para esses pensadores, a vida de qualquer indivíduo é determinada primeiramente pelas condições materiais em que eles se encontram desde o seu nascimento e durante toda a sua vida, assim não sendo possível analisar a vida de maneira idealista como Hegel, mas sim de forma real, a partir dos fatos observáveis. Não deve ser material de análise o dever ser, já que muitas vezes ele não é de fato o que acontece, visto que os homens fazem a sua história seguindo as suas próprias possibilidades e não “sonhos”. Dessa forma, podemos dizer que as condições materiais devem ser objeto da análise científica.
Ademais, se as condições materiais são o que determinam a vida de alguém, é lógico afirmar que aqueles que dominam os meios de produção, ou seja, dominam as condições materiais, também estabelecem uma relação de poder sobre os que não os dominam. Esse pensamento é basilar na teoria de Marx e Engels, sendo utilizado para explicar as relações de poder no capitalismo, no qual os detentores dos meios produção também possuem o poder político, chegando até a conclusão de que o Estado como representante da vontade do povo seria uma ilusão.
João Pedro Menon
1º Direito Diurno
Nenhum comentário:
Postar um comentário