Total de visualizações de página (desde out/2009)

sábado, 26 de setembro de 2015

O Direito à luz da teoria marxista: o caso Pinheirinho

“Para os pobres, é dura lex, sed lex. A lei é dura, mas é a lei. Para os ricos, é dura lex, sed latex. A lei é dura, mas estica.” 
Fernando Sabino

Karl Marx, em sua “Crítica da Filosofia de Hegel”, subverte a concepção hegeliana do Direito, analisando criticamente o papel do capital e da luta de classes neste. Hegel defendia o Direito como liberdade, como positivação de uma vontade racional, defendida por todos, através de um ideal falho de isonomia. Em Marx, o Direito passa a ser um instrumento de dominação político-social a serviço do Estado burguês, utilizado de forma a sustentar o status quo e, assim, reproduzir as condições desiguais características de uma sociedade capitalista e marcada pela luta de classes.
As decisões tomadas no caso Pinheirinho expressam nitidamente um Direito voltado para o benefício daqueles que detêm o poder, em detrimento dos menos favorecidos. No dia 22 de janeiro de 2012, um domingo, às cinco horas e trinta minutos da manhã, a Polícia Militar de São Paulo iniciou a desocupação de 1.600 famílias de trabalhadores, mais de seis mil pessoas, do território onde residiam há cerca de sete anos. A conduta das autoridades neste caso interromperam abruptamente as negociações legítimas que ocorriam entre as partes judiciais e o governo estadual e federal, demonstrando uma falta de apreço injustificável aos princípios básicos dos direitos humanos, consagrados pela Constituição e por Tratados Internacionais.
Mesmo se compreendendo que o Direito encontrava-se em um impasse – o direito à propriedade versus o direito à moradia -, é inegável que a decisão tomada pela juíza Márcia Loureiro causou um prejuízo material e moral incalculável às vítimas da desapropriação, ferindo diretamente o Princípio da Dignidade da Pessoa Humana, hoje cláusula pétrea da Carta constitucional.
O direito à propriedade privada, também de acordo com a nossa Carta Magna, é inalienável. Mas, de acordo com o pensamento marxista, ele é passível de acesso primariamente aos burgueses. Então, quando esse direito “sacrossanto” e “intocável” da classe dominante é confrontado, o Direito, instrumento de dominação social, o beneficia em detrimento de todo o resto – o direito à moradia, a Dignidade Humana, a integridade física. Por isso, as vítimas da desocupação não receberam qualquer ajuda ou indenização do Estado: a classe trabalhadora e explorada fica à mercê de um Estado Democrático de Direito que não cumpre suas próprias prerrogativas de existência. Engels, em sua obra Do Socialismo Utópico ao Socialismo Científico, já afirmara que “(...) a existência das classes contradiz à justiça, à igualdade etc., não mediante a mera vontade de suprimir essas classes, mas sim por meio de novas condições econômicas determinadas.”.
Nos Estados Unidos, uma prática jurídica muito comum são as chamadas stand-your-ground laws, presentes em 45 dos 50 estados americanos. Essas leis defendem que uma pessoa pode usar qualquer tipo de força, inclusive força letal, se acreditar estar ameaçada em um território que legalmente a pertença. Da mesma forma que ocorreu no caso Pinheirinho, estas leis favorecem as classes dominantes, subordinando os direitos humanos ao direito à propriedade. No caso Renisha McBride, por exemplo, a adolescente negra de 19 anos buscava ajuda em um bairro rico de Detroit, Dearborn Heights, pois sofrera um acidente de carro nas proximidades. Em uma das casas em que bateu na porta, buscando ajuda, o dono da propriedade atirou em seu rosto, alegando pensar estar sendo invadido.

Dessa forma, entende-se que, de acordo com a teoria marxista, Direito como liberdade é uma utopia. E enquanto perdurar a luta de classes, a existência de uma classe dominante e uma classe dominada, o Direito será um instrumento de dominação. Se não o fosse, a desapropriação não teria acontecido – e os direitos humanos básicos não teriam sido suprimidos da maneira que o foram.


Lívia Armentano Sargi - Diurno
Aula I - A "Crítica da Filosofia de Hegel" de Marx e o caso Pinheirinho 

Nenhum comentário:

Postar um comentário